Kaspersky Labs processa governo de Trump por banir seus softwares

1 min de leitura
Imagem de: Kaspersky Labs processa governo de Trump por banir seus softwares
Imagem: Wikipedia

A Kaspersky Labs não está nada feliz com a administração de Donald Trump, que, na semana passada (12), assinou uma lei banindo os produtos da Kaspersky Labs em instituições governamentais — devido a suposta interferência do governo russo na companhia. E ela, por sua vez, respondeu nesta segunda-feira (18): protocolou uma ação contra o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (ou United States Department of Homeland Security — DHS), alegando que não teve o tempo adequado para responder às acusações.

A empresa diz que a Diretriz Operacional Vinculativa (Binding Operational Directive — BOD) do DHS não foi executada da forma adequada, o que consequentemente afetou também os negócios. "Enquanto o DHS deu aos demandantes a oportunidade de contestar o BOD e mudar a decisão do DHS antes do limite de 90 dias, a Kaspersky teve que fazer uma submissão escrita ao DHS em um limite de 60 dias. Este processo foi ilusório e totalmente insuficiente porque não conseguiu satisfazer aos mínimos padrões do devido processo ", registraram os representantes da denúncia civil arquivada no tribunal federal em Washington, DC.

kasperskyAção protocolada na segunda-feira (18) pede para invalidar a decisão do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos

"Na verdade, a exclusão dos demandantes e os danos causados foram imediatos e completos após a emissão do BOD. O processo de identificação, remoção e descontinuação foi iniciado imediatamente após a emissão”, destacam os advogados. A Kaspersky quer invalidar a decisão de Trump e continua negando participação em roubo de dados estadunidenses.

O TecMundo entrevistou o CEO Eugene Kaspersky no mês passado e, perguntado sobre o assunto, ele respondeu: "Eu não sei bem como dizer isso, mas parece uma guerra fria civil, uma guerra fria política nos Estados Unidos. Eles usam a Rússia como argumento para essa briga. Então, estar no meio desse conflito como uma companhia não é algo prazeroso, não é confortável. E todas essas notícias falsas e mensagens falsas que eles usam, eu me sinto como um boneco no jogo político. Eu não posso mudar [isso], porque é uma criação deles. A única coisa que eu posso fazer é explicar que não é verdade".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.