Hackers estão explorando vulnerabilidade que Microsoft não quer corrigir

1 min de leitura
Imagem de: Hackers estão explorando vulnerabilidade que Microsoft não quer corrigir

Hackers do Fancy Bear, grupo russo, estão explorando uma vulnerabilidade DDE do Microsot Office, de acordo com pesquisadores da McAfee. O lado ruim disso é que, anteriormente, a Microsoft não considerou essa vulnerabilidade como um problema de segurança, então não pretende lançar um patch de atualização para corrigir a brecha.

Como o DDE é um recurso legítimo, os programas antivírus não realizam qualquer tipo de alerta

O DDE, Dynamic Data Exchange, é um recurso integrado do Microsoft Office. Se explorado por cibercriminosos, ele pode servir para a execução de códigos em dispositivos com Office sem a necessidade de ativação do Macros. Para o sistema, o protocolo DDE é um dos métodos usados pela Microsoft para permitir a troca de dados entre duas aplicações (programas) rodando ao mesmo tempo.
Entre os programas que usam o DDE — e podem ser explorados — estão o Word, o Excel, o Quattro Pro e o Visual Basic.

De acordo com a McAfee, o Fancy Bear já está realizando ataques via DDE. É interessante notar que muitos pesquisadores apontam o Fancy Bear, também conhecido como APT28, como um grupo patrocinado pelo governo da Rússia. O grupo, por meio de phishing, está explorando a vulnerabilidade em PCs de vítimas desde outubro deste ano.

Infelizmente, como o DDE é um recurso legítimo, como nota o Hacker News, os programas antivírus não realizam qualquer tipo de alerta quando ele é explorado — ou sobre qualquer ameaça.

Como se proteger

  • Neste caso, parece que não há como esperar um patch de atualização. Então, a dica é desabilitar o recurso DDE. Se você possui o Microsoft Word/Excel 2016, em "Opções", "Avançado", retire o check ao lado de "Update automatic links at open" (Atualize os links automáticos em aberto). Essa ação já deve prevenir alguma exploração, caso você acabe caindo em phishing.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.