A cada 15 segundos acontece uma tentativa de fraude no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: A cada 15 segundos acontece uma tentativa de fraude no Brasil

Não é difícil conhecer alguém que já sofreu com fraudes econômicas. Os transtornos causados são enormes para as finanças e para a paciência. A dificuldade para provar que não foi você que realizou os gastos que está sendo acusado é um teste para cardíaco.

Alguns cuidados, principalmente com os documentos, podem evitar que você passe por momentos de dor de cabeça. É recomendado não sair de casa com todos os documentos originais, mantê-los guardados em local seguro, como no bolso da frente ou escondido nas bolsas, além de não fornecer os dados para desconhecidos ou por telefone.

documentos

Caso o consumidor perceba que perdeu algum dos seus documentos, ele deve fazer um boletim de ocorrência (B.O.). Também existe um serviço gratuito de alerta do Serasa Experian. O registro nos meios legais blinda você, principalmente, dos gastos realizados pós-cadastro.

Outro serviço – pago – é conhecido como Serasa AntiFraude. Para se cadastrar existem totens em mais de duzentas cidades no Brasil. Além do registro, também é possível realizar recarga de jogos, telefone celular, consulta da situação do CPF e crédito, doações, compras de ingressos, pagamento de contas. O valor mensal é de R$ 9,90.

Totem

Pode parecer exagero, mas não é

Segundo dados fornecidos pelo Indicador Serasa Experian de Tentativas de fraude, “em julho de 2017, o Brasil registrou 172.649 tentativas de fraude. Isso significa uma tentativa a cada 15,5 segundos. Em relação ao mês anterior (junho), o índice teve aumento de 2,5%, quando as tentativas atingiram 168.388. Na comparação de julho/17 x julho/16 também teve crescimento de 16,0% nas tentativas. No acumulado de janeiro a julho deste ano já são cerca de 1,123 milhão de tentativas de fraudes, 8,7% maior que o mesmo período do ano passado (1,032 milhão).”.

cuidados

Se prevenir é uma atitude que precisamos tomar todos os dias. Infelizmente existem pessoas de má fé que podem vir a nos prejudicar apenas com uma informação. Mas não é motivo para alarde. Vale o bordão: O bem sempre vence no final!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.