Mensagem falsa sobre deputado Jean Wyllys instala vírus e rouba dados

1 min de leitura
Imagem de: Mensagem falsa sobre deputado Jean Wyllys instala vírus e rouba dados
Avatar do autor

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) divulgou uma mensagem hoje (26) em seu perfil no Twitter alertando cuidado aos cidadãos que se posicionam contra o deputado. Isso porque, como mostra o tweet, uma mensagem falsa compartilhada em grupos do WhatsApp, na verdade, traz um link malicioso para o malware ExploitBlacole.

A mensagem falsa, que tem o título "pastos Silas Malafaia faz denúncia", comenta erroneamente que o deputado Jean Wyllys quer alterar o código penal. "Até quando vamos ficar calados?", aparece na mensagem com um link na sequência.

O ExploitBlacole permite que um invasor tome controle de seu computador ou smartphone

O ExploitBlacole permite que um invasor tome controle de seu computador ou smartphone. Dessa maneira, com acesso ao sistema, um cibercriminoso pode instalar outros programas com consequências piores: roubo de dados pessoais, fotos e vídeos, além do roubo de dados bancários.

"Se você é do tipo que compartilha qualquer coisa que recebe pela internet, é bom verificar o seu saldo bancário", escreveu o deputado. "Uma das mensagens, com uma notícia falsa contra mim, traz um link que, quando acessado, instala o vírus ExploitBlacole. Ele permite a criminosos virtuais roubar senhas e informações pessoais, como, por exemplo, senhas bancárias e das suas redes sociais. Se a falsa notícia deveria parecer falsa e absurda, você tem mais um motivo para adotar uma postura mais inteligente nas redes sociais".

Jean Wyllys‏ twitterDeputado

Você goste ou não do trabalho do deputado, é preciso ficar atento: compartilhar notícias falsas e clicar em links de remetentes desconhecidos (além de baixar programas fora das lojas oficiais) pode te causar alguma dor de cabeça.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Mensagem falsa sobre deputado Jean Wyllys instala vírus e rouba dados