E lá vamos nós: novo golpe no WhatsApp promete reviver perfis do Orkut

1 min de leitura
Imagem de: E lá vamos nós: novo golpe no WhatsApp promete reviver perfis do Orkut

Os golpes de phishing no WhatsApp — aquelas correntes que pedem para que as vítimas compartilhem links e mensagens a fim de conseguirem alguma coisa — são extremamente comuns atualmente. Por isso, só viram notícia os mais elaborados ou peculiares, como é o caso do novo esquema que promete reviver perfis antigos do Orkut.

Para conseguir tal feito, a vítima precisa compartilhar um link com dez contatos ou grupos no WhatsApp. Em seguida, a página promete que um botão chamado “Ver Perfil” vai aparecer em algum lugar. Antes disso, a pessoa é distraída com três perguntas no mesmo site que, supostamente, deveriam ajudar a plataforma a descobrir se é possível ou não reaver o tal perfil. Contudo, a página golpista em momento algum pede qualquer identificação que possa ligar uma pessoa a alguma conta da finada rede social.

Não precisamos dizer que, depois de compartilhar dez ou mais vezes o link, a vítima continua sem acessar seu antigo perfil, certo? Mas, mesmo que o site tentasse de fato fazer alguma coisa, não haveria nenhum meio conhecido para tal. A Google encerrou o Orkut em 2014, um bom tempo depois de a plataforma ter virado uma cidade fantasma, e, em maio deste ano, todos os vestígios de comunidades e perfis que ficaram no ar por meio de arquivos online foram eliminados a pedido da empresa.

Todos os vestígios de comunidades e perfis que ficaram no ar foram eliminados

Em essência, é virtualmente impossível recuperar um perfil antigo do Orkut atualmente, e você deveria desconfiar de qualquer proposta mirabolante como essa que lhe é enviada via WhatsApp.

Segundo a PSafe, empresa de segurança digital brasileira que reportou o golpe, mais de 500 mil pessoas já foram engadas por esse novo phishing do Orkut. A recomendação é que os usuários nunca baixem arquivos ou forneçam informações pessoais em páginas que fazem esse tipo de promessa. Caso contrário, a vítima corre o risco de instalar malwares em seu smartphone, ter dados bancários clonados, ser inscrita em serviços pagos de SMS (“roubo de créditos”), entre outras possibilidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.