Apps que espionam usuários são retirados da Google Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Apps que espionam usuários são retirados da Google Play Store

Os pesquisadores da Lookout descobriram mais de 4 mil aplicativos maliciosos que têm a capacidade de espionar smartphones Android. O problema disso é que, além da quantidade alta de apps falsos, três softwares estavam disponíveis na Google Play Store, loja oficial de aplicativos do sistema Android — um local supostamente seguro, com uma equipe especializada em barrar a entrada de malwares e spywares.

A recomendação é sempre baixar aplicativos da Google Play Store — e mesmo assim abrir o olho

Um desses apps, o mais baixado, foi o Soniac. O aplicativo teve entre 1 mil e 5 mil downloads na Google Play e oferecia um chat de mensagem similar ao Telegram. Porém, o Soniac gravava áudio, chamadas de voz, mensagens de texto independente do app, logs, contatos e armazenava informações sobre acesso WiFi. O Soniac já foi retirado da Google Play — e se você tem o software no seu smartphone, está na hora de desinstalar o spyware.

Os outros dois apps que entraram na Google Play são: Hulk Messenger e Troy Chat. Ambos já foram descobertos e retirados da Google Play por indícios de "espionagem sobre usuários".

Os 4 mil apps maliciosos para Android encontrados pelo pessoal da Lookout, deixando de lado os mencionados, se encontram em lojas não oficiais de download de apps e apks. Por isso, a recomendação é sempre baixar aplicativos da Google Play Store — e mesmo assim abrir o olho, buscar recomendações e ler as avaliações. Aplicativos com poucos downloads também deve gerar suspeitas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.