Sistema anticolisão da Toyota usa radar para prever acidentes

1 min de leitura
Imagem de: Sistema anticolisão da Toyota usa radar para prever acidentes

(Fonte da imagem: Divulgação / Toyota)

Em grande parte dos acidentes de carro, a reação do motorista ocorre apenas no instante em que a batida está prestes a acontecer, sem que haja tempo para impedir algum dano. Na tentativa de mudar essa situação, a Toyota apresentou nesta quinta-feira (21) o Pre-Collision System (PCS), um sistema de segurança que transfere um pouco dessa responsabilidade também para o veículo.

Bastante similar a um recente lançamento da BMW, o sistema foi mostrado em Susono, uma das cidades japonesas que concentra fábricas da montadora. Enquanto vários equipamentos de segurança prometem diminuir os estragos no carro, a novidade agora é evitar que o próprio acidente ocorra.

Através de um sistema de sensores instalados na dianteira, o veículo detecta a presença de pedestres, obstáculos ou outros automóveis e realiza uma manobra de evasão, calculando também a intensidade da frenagem e do movimento da direção necessários para escapar dos perigos da pista.

Tudo isso é feito através de ondas milimétricas emitadas por radares e algumas câmeras especiais. Além disso, o sistema emite luzes próximas ao infravermelho, com o objetivo de melhorar a visibilidade do motorista à noite.

Segundo executivos da empresa, a tecnologia já está pronta para ser implantada em larga escala, mas a montadora não informou em qual modelo comercial o novo equipamento fará sua estreia.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.