ESET alerta para golpe que utiliza a Copa para roubar dados bancários

1 min de leitura
Imagem de: ESET alerta para golpe que utiliza a Copa para roubar dados bancários

O Laboratório de Pesquisas da ESET América Latina identificou um golpe virtual voltado a roubar informações bancárias dos usuários por meio de um falso concurso de uma importante empresa de soluções de pagamentos eletrônicos. Na ação, os cibercriminosos utilizam um ataque conhecido como phishing (termo utilizado para fraudes eletrônicas), que é disseminado principalmente por meio de email e SMS.

Ao receber o email sobre o falso concurso e clicar para visualizar mais informações, o usuário é direcionado para uma página online de uma reconhecida empresa. Nesse momento, o cibercriminoso simula um sorteio de ingressos para assistir aos jogos da Copa do Mundo, além de prêmios em dinheiro. Para participar, o visitante necessita adicionar dados pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento e dados do cartão de crédito.

O phishing verifica se o CPF é válido. Concluída essa etapa, o próximo passo é recolher as informações bancárias do usuário. Os dados necessários são muito importantes e incluem o código do cartão de crédito e o valor de limite disponível, como mostrado abaixo:

Após preencher com todos os dados bancários, o usuário é remetido para uma nova página que simula apresentar os ganhadores atuais do concurso:

Por trás desse redirecionamento, os dados bancários dos usuários são enviados de forma escondida. Eles são transmitidos em texto simples, como pode ser visto na imagem seguinte:

Os casos de phishing explorando o tema do Copa do Mundo 2014 no Brasil são comuns e o período do evento vai necessitar de uma atenção redobrada para navegar na internet. Abaixo um outro exemplo, que também tem como objetivo furtar dados bancários:

De acordo com Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil, "a Copa do Mundo se aproxima e os cibercriminosos se utilizam de datas como essas para roubo de informações pessoais. Os bancos brasileiros investem fortemente em diferenciados controles de segurança. Por conta disso, o roubo das credenciais de acesso bancário não é algo comum”.

Esse e outros casos identificados pelos pesquisadores da ESET serve de alertar para os usuários desse tipo de serviço. É altamente recomendado ter uma solução de antivírus instalada no computador ou outro equipamento de acesso à internet e ficar atento na hora de informar os dados bancários. Nunca confie 100% em uma página, principalmente se ela estiver diferente do habitual.  

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.