Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Hisham H. Muhammad)

Nesta semana, por meio de seu blog pessoal, Hisham H. Muhammad, Doutor em Informática pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, revelou uma possível falha de segurança do internet banking do Banco do Brasil.

De acordo com essa publicação, o site de transações financeiras da instituição estaria compartilhando dados com o Facebook. Conforme explicado por Muhammad, o internet banking do BB não estaria encaminhando informações sigilosas para a rede social, mas envia a URL das páginas acessadas.

Com isso, seria possível descobrir quais operações foram ou estão sendo realizadas pelo cliente do banco, já que cada fundo de investimento possui um endereço específico, por exemplo.

A origem do problema seria um mecanismo de integração com o Facebook existente na nova interface do site. Por isso, na data dessa postagem, o especialista em informática orientou os leitores a voltar a estrutura antiga do internet banking — o que deve ser feito por meio da opção “Versão Anterior” presente no topo da página.

Outra dica dada por Hisham H. Muhammad é usar o plugin Adblock Plus, disponível para diversos navegadores. Ao acessar o site do Banco do Brasil, seria necessário pressionar Ctrl + Shift + V, encontrar o item facebook.com na lista exibida, clicar com o botão direito sobre ele e selecionar “Block this Item”.

Contudo, o problema parece ter sido resolvido. O próprio autor da publicação a atualizou informando que entrou em contato com a instituição financeira via Twitter, recebendo posteriormente uma ligação de um representante do Banco do Brasil. Segundo esse porta-voz, o departamento de TI da empresa já estava conferindo a situação. Poucas horas depois a brecha foi resolvida.

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