Como proteger conteúdos armazenados na nuvem

1 min de leitura
Imagem de: Como proteger conteúdos armazenados na nuvem

O armazenamento na nuvem é um caminho sem volta: poucas formas de guardar documentos e ter acesso a eles em qualquer lugar são tão práticas quanto essa. Não é à toa que serviços como o Dropbox, Google Drive, Box.net e SkyDrive fazem tanto sucesso.

No entanto, em alguns casos é preciso ter uma segurança extra para que seus documentos pessoais mais importantes não sejam acessados por qualquer pessoa. Você não pode arriscar e deixar de lado a segurança de itens como comprovantes de compra, documentos escaneados e até mesmo informações completas, como declarações de imposto de renda.

Para garantir que pessoas não autorizadas não consigam acessar documentos importantes, você pode usar serviços de criptografia, como o BoxCryptor. O sistema pode criptografar de forma automática qualquer documento adicionado a contas baseadas na nuvem.

Antes de tudo, você precisa instalar o BoxCryptor em seu computador clicando neste link. Após concordar com os termos de uso e instalar o software, o BoxCryptor está pronto para rodar.

Cadastre seu endereço de email e senha, mas tenha atenção: o sistema não conta com qualquer forma de recuperar senhas, evitando assim fraudes e invasões. Caso você esqueça sua senha, perde também o acesso a seus arquivos.

Então, é só confirmar o uso da conta no modo gratuito (Free). Com isso, seu computador passa a contar com mais uma nova partição, que reúne os arquivos de todos os serviços de armazenamento virtual instalados em sua máquina.

Ali, você pode escolher os itens que precisam de segurança extra escolhendo a opção “Encrypt”, que aparece ao clicar sobre um documento com o botão direito do mouse. Isso faz com que aquele arquivo seja ilegível para qualquer computador, mas você terá acesso sempre que acessá-los por meio do BoxCryptor, com o login feito em sua conta.

Se quiser, você ainda pode integrar o sistema com seus smartphones ou tablets Android e iOS, estendendo a segurança para plataformas móveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.