A equipe de Análise de Ameaças da Google revelou nesta terça-feira (1) detalhes sobre vulnerabilidades críticas 0-day no Flash e no Windows. Embora a Adobe já tenha corrigido o problema, a Microsoft ainda não reparou a brecha – e parece não ter ficado nada feliz com a divulgação do defeito por parte da Gigante das Buscas.
De acordo com os especialistas de segurança da empresa de Mountain View, o bug do Windows pode ser usado por invasores para evitar isolamentos de segurança no sistema Windoes32K. A Google afirma que a vulnerabilidade foi reportada para a Microsoft há 10 dias, mas a companhia ainda não agiu para que ela seja eliminada de seu software.
Nossos vídeos em destaque
“Após sete dias, como determinado em nossa política publicada para brechas críticas ativamente exploradas, estamos hoje divulgando a existência de uma falha que continua no Windows sem que um alerta ou reparo tenha sido liberado”, disse a equipe da Gigante das Buscas em seu blog. Segundo os especialistas, a questão é particularmente preocupante porque há evidências de que o defeito esteja sendo utilizado para ataques maliciosos.
Em resposta, a Microsoft afirmou que a análise da Google está errada
Microsoft responde
Em uma declaração inicial a respeito do assunto em questão, a Microsoft afirmou acreditar nos benefícios de agir em conjunto na hora de divulgar vulnerabilidades e disse que a atitude da Google pode colocar os consumidores do sistema em risco. Posteriormente, a empresa de Redmond voltou a tratar publicamente da brecha e disse que a avaliação da Gigante das Buscas foi errada.
“Nós discordamos com a caracterização da Google de uma elevação local de privilégios como ‘crítica’ e ‘particularmente séria’, já que o cenário de ataque que eles descrevem é totalmente mitigado pela aplicação da atualização do Adobe Flash liberada na semana passada. Adicionalmente, nossa análise indica que esse golpe específico nunca foi efetivo no Windows 10 Anniversary Update devido a melhorias de segurança implementadas anteriormente”, afirmou a companhia.
)
)
)
)
)
)
)