Saúde: cartão do SUS vai receber versão mobile

1 min de leitura
Imagem de: Saúde: cartão do SUS vai receber versão mobile

Giliate Cardoso Coelho, diretor de tecnologia do Datasus, afirmou durante o MedInfo 2015, em São Paulo, que o Ministério da Saúde vai lançar em setembro o cartão SUS Mobile. A ideia é oferecer vários serviços aos usuários por meio de um aplicativo.

Segundo Giliate, o SUS Mobile vai permitir a marcação de consultas, o controle do cartão digital de vacinação e o uso do SUS Advisor, que fornece a localização e a avaliação de serviços públicos de saúde por meio do smartphone. O app vai chegar tanto para Android quanto para iOS, nas respectivas lojas Google Play e AppStore.

O executivo comentou que estudantes "geralmente estão desenvolvendo aplicativos de jogos em universidades", então uma das ideias também é abrir as APIs e incentivar a criação e desenvolvimento de apps. A meta é integrar 15 mil unidades básicas de saúde por meio da iniciativa.

Sobre segurança, o SUS Mobile vai contar com uma camada de autenticação adicional

O SUS Mobile vai contar com todas as bases de dados do Registro Eletrônico Nacional de Saúde. Por isso, criou um barramento SOA (Service Oriented Architecture) para as trocas de informações. No total, 16 sistemas já estão integrados ao cartão SUS. Assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde podem se aproveitar dos registros, decisões clínicas e análises presentes.

Sobre segurança, Giliate disse que o SUS Mobile vai contar com uma camada de autenticação adicional. Além disso, o acesso é feito por identificação única do gadget. O executivo ainda garante que as informações dos usuários vão ser anônimas.

O que você de um app que integre os serviços do SUS? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.