Cientistas descobrem método que usa luz para tratar até tumores profundos

Imagem de: Cientistas descobrem método que usa luz para tratar até tumores profundos
Imagem: Radiation Therapy News

A fototerapia é uma técnica simples utilizada para matar células de câncer, mas sua natureza dependente de iluminação torna seu uso limitado a áreas próximas à pele ou que possam ser acessadas com o uso de endoscópios. No entanto, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos EUA, parecem ter descoberto um método de levar esse tratamento para qualquer tumor, independentemente de sua posição no corpo.

Ao invés de usar luzes externas, os pesquisadores encontraram um método de entregar a luminosidade diretamente para as células cancerígenas junto a uma fonte fotossensível de radicais livres que podem ser liberados pela luz para destruir o câncer. Comprovado em testes com ratos, o método foi feito utilizando materiais que já foram aprovados para uso em pacientes com tumores, o que aumenta as chances de sucesso do método em humanos.

Como se faz

A ideia consiste em fazer as pessoas com a doença ingerirem certas quantias de açúcar combinado com flúor radioativo e nanopartículas sensíveis à luz que matam as células cancerígenas. Como boa parte dos tumores consome muito açúcar para abastecer seu crescimento acelerado, o material será absorvido pelo câncer e servirá como uma espécie de “cavalo de Tróia” biológico.

Ao submeter os pacientes que engoliram a mistura a um escâner de tomografia por emissão de pósitrons (PET, na sigla em inglês), o flúor radioativo de acende e joga luz sobre o composto fotossensível, que por sua vez passar a soltar os radicais livres para que matem o câncer. Como a luz e o material liberados são mirados no tumor, os cientistas acreditam que ele deve ser seguro para humanos.

Além disso, o tratamento envolveria o uso de uma quantidade bem menor de drogas do que as utilizadas durante a quimioterapia, o que provavelmente significaria uma quantidade muito inferior de efeitos colaterais. No momento, a Universidade de Washington já está planejando um teste humano em pequena escala que, caso seja bem sucedido e receba aprovação oficial, não deve demorar muito para chegar ao público em geral.