Tente não rir: chapéu bizarro detecta dióxido de carbono

1 min de leitura
Imagem de: Tente não rir: chapéu bizarro detecta dióxido de carbono

Você sabe o que é o reflexo flehmen? Esse é o nome da reação que ocorre nos mamíferos ungulados (aqueles que possuem cascos, como o cavalo ou a zebra), felinos e outros a fim de facilitar a percepção de feromônios e outros cheiros.

Esses animais estendem o pescoço e erguem a cabeça, abrem bem as narinas enrolando o lábio superior, muitas vezes expondo a gengiva. Agora, já imaginou um ser humano fazendo o mesmo?

A natureza não deu nos deu essa característica, até porque seria bem esquisito sairmos por aí mostrando as gengivas para cheirar feromônios. Contudo, a designer Susanna Hertrich parece não ter ficado muito feliz com isso e resolveu criar o que ela chama de “Olfatômetro Jacobson Fabulous”. Confira no vídeo abaixo.

O peculiar chapéu foi equipado com sensores que detectam dióxido de carbono. Ao entender que os níveis do gás tóxico estão muito elevados, o aparelho reage levantando o lábio superior da pessoa que o está usando. Dessa forma, o usuário fica sabendo que a qualidade do ar do local é ruim.

Ainda não há provas de que o aparelho é realmente eficaz, mas podemos até acreditar que sim. Afinal, se não ajudar a manter seus pulmões limpos, pelo menos arrancará boas risadas das outras pessoas, e rir é o melhor remédio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.