Empresa britânica desenvolve software para ajudar médicos em diagnósticos

1 min de leitura
Imagem de: Empresa britânica desenvolve software para ajudar médicos em diagnósticos

Fonte da Imagem: Autonomy Healthcare

A Autonomy — maior empresa britânica de desenvolvimento de softwares — anunciou a disponibilidade de uma plataforma para ajudar médicos a diagnosticar pacientes. Para isso, o software, chamado Aumience, vasculha o histórico clínico dos pacientes, observações dos médicos, exames laboratoriais e também uma biblioteca médica.

“Auminence permite a um profissional da saúde combinar sua bagagem pessoal com a riqueza de conhecimento que existe no paciente e em seus sintomas, características clínicas e doenças relacionadas”, explica uma nota no site oficial dos desenvolvedores.

De acordo com a descrição no site, o software se baseia em gênero, localização e histórico de viagens como parte do diagnóstico, e é integrado com segurança aos registros médicos e infraestruturas existentes.

A epidemiologia, ou seja, a identificação dos padrões de doenças, é feita em tempo real em nível local e nacional, assim como uma pesquisa biomédica. O software monta uma lista com diagnósticos para o médico, ordenados por probabilidade.

Cada consulta é salva e o conteúdo pode ser armazenado e enviado por email e para diferentes dispositivos.

Em um mundo onde a informação digital se sobressai, é um tremendo desafio armazenar dados e oferecer a melhor maneira de acessá-los. À medida que os registros médicos são digitalizados, cria-se uma base de dados muito grande. Em meio a tanto conhecimento, são necessários detalhes, algo nem sempre possível. O que o software promete fazer é identificar padrões que poderiam levar muito tempo até serem apontados.

De acordo com uma reportagem do New York Times, há diferentes programas para ajuda em diagnósticos disponíveis. Porém, de acordo com Michael Lynch — cientista da computação da Universidade de Cambrige e cofundador da Autonomy —, as informações se encontram estruturadas em vários bancos de dados ou categorizadas nos registros eletrônicos da saúde. Segundo Lynch, o Auminence é capaz de obter mais informações contextuais para ajudar na melhor decisão.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.