Você certamente já escutou os seus pais ou os seus avós dizerem algo como: "Não fique tanto tempo em frente ao computador ou à televisão, isso faz mal, vá lá fora e deixe isso de lado um pouco".

Pois bem, será que isso realmente é verdade? É claro que tudo em exagero  é negativo, porém, dependendo do nosso trabalho ou de um estudo específico, realmente devemos passar horas e horas em frente ao computador e não temos opção.

Passar muito tempo sentado em frente à TV ou ao PC realmente é algo ruim em termos de saúde, principalmente se você não se movimentar de vez em quando em rápidos intervalos. Existem riscos de má circulação nas pernas, dores nas costas e possível degeneração muscular, além de o hábito da alimentação também poder ser prejudicado (ou você não come em frente às telas?). A televisão e o computador não são ruins, porém é necessário saber medir o tempo que você pode dedicar a eles e dividi-lo com outras atividades mais enérgicas.

Hábitos ruins que são adquiridos

No caso da TV, comer em frente a ela enquanto você vê algo pode ser ruim pelo simples fato de o seu organismo se distrair e não controlar o quanto você efetivamente come – em outras palavras, você ingere mais, já que o corpo não está totalmente ligado na tarefa de alimentação. É como se o organismo ligasse o piloto automático, porém de modo desregulado.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que as pessoas pratiquem pelo menos uma hora de atividade física todos os dias. Bastante gente diz que não pode se exercitar devido à falta de tempo, porém dados do Ibope revelam que os brasileiros passam em média 3 horas e 29 minutos assistindo TV diariamente – quais são nossas prioridades, então?

Além disso, estudos internacionais afirmam que ficar muitas horas seguidas no sofá pode alterar o metabolismo, já que relaxamos. Em alguns casos, o hábito de ficar sentado tanto em frente à TV como ao PC pode resultar em doenças cardíacas, obesidade, diabetes e até outros problemas crônicos, como depressão.

Driblando o sedentarismo

Como muitas pessoas trabalham em frente ao computador, por exemplo, é preciso realizar intervalos para você levantar, esticar as pernas, andar um pouco (nem que seja indo ao banheiro) e desviar os olhos das telas por alguns minutos para que eles não fiquem tão vidrados no PC.

Certas empresas contratam profissionais de ginástica laboral para que pequenos movimentos, alongamentos e exercícios realizados no ambiente de trabalho já quebrem o nível de estagnação do funcionário. Sempre existem notícias bizarras que vemos por aí no estilo "Jovem morre depois de jogar game X por três dias consecutivos".

É importante lembrar que nesses casos estamos falando de um comportamento patológico, que é caracterizado pela perda de controle sobre o que se está fazendo, o que pode desenvolver um vício – algo um tanto distante de quem só está em frente às telas por motivo de trabalho ou estudo. Mesmo assim, pode acontecer, portanto fique atento.

Possíveis problemas de visão e dores de cabeça

Quando olhamos as telas tão próximas de nossos olhos, é normal que eles fiquem fadigados no decorrer das horas. Muitas pessoas têm dores de cabeça após um período de fadiga ocular (algo que pode ocorrer depois de passar muito tempo jogando vídeo games ou em frente ao computador ou à TV).

Apesar disso, existem outras características que contribuem para essas dores chatas. Fatores como estresse, grandes períodos de concentração e até mesmo posturas erradas podem ocasionar as dores de cabeça ao final do dia – que, então somadas com a fadiga ocular, tendem a piorar. É importante ficar atento também ao grau de iluminação e contraste dos monitores, já que isso pode ser decisivo para cansar os olhos – por exemplo, em ambientes escuros, eles devem ser menos luminosos.

Telas próximas demais também são prejudiciais, por isso procure ficar mais de 30 centímetros longe do visor. Diminuir o período que passamos em frente às telas é tão essencial quanto praticar um esporte. Se você realmente não pode diminuir esse tempo, pelo menos procure realizar mais atividades físicas para equilibrar o organismo e não deixá-lo tão sedentário – isso é fundamental se você quer ter um corpo saudável.

Então, como é de costume, nossos pais e avós realmente estavam certos: ver TV demais ou passar muito tempo no computador realmente pode ser ruim – porém, não pelo motivo de as telas efetivamente prejudicarem o nosso organismo, mas pelo fato de passarmos mais tempo sentados do que deveríamos.

Cupons de desconto TecMundo: