Scanner para celular diz se sua comida está cheia de bactérias

1 min de leitura
Imagem de: Scanner para celular diz se sua comida está cheia de bactérias

(Fonte da imagem: Divulgação/UCLA)

Se você é uma pessoa preocupada com a higiene dos produtos que serão consumidos pela sua família, aguarde o novo aparelho desenvolvido pela Universidade da Califórnia. Cientistas de lá divulgaram a criação de um acessório que, conectado a um telefone celular, é capaz de informar se amostras de comida contêm ou não bactérias.

De acordo com o Daily Mail, com o scanner é possível detectar a presença de bactérias Escherichia coli, um bacilo responsável por uma série de doenças relacionadas com intoxicação alimentar.

O funcionamento é o mais simples possível: basta colocar uma amostra (por enquanto apenas líquida) do alimento no scanner, que é formado por tubos capilares de vidro e possui LEDs nas extremidades. Ali dentro estão também presentes anticorpos para a E. coli.

Se elas forem detectadas, uma luz fluorescente é emitida e capturada pela câmera do celular para confirmar o resultado. O telefone, que serve como um microscópio improvisado, só precisa ter um aplicativo instalado para atuar em conjunto com o aparelho.

Até agora, testes utilizando amostras contaminadas de água e leite foram um sucesso. A ideia é implantar o sensor em países em desenvolvimento, onde essas doenças são comuns e não há tecnologias portáteis para rastrear a bactéria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.