Nariz eletrônico é capaz de detectar pessoas com insuficiência cardíaca

1 min de leitura
Imagem de: Nariz eletrônico é capaz de detectar pessoas com insuficiência cardíaca

(Fonte da imagem: Hospital Universitário Jena)

Pesquisadores alemães alegam que estão um passo mais próximos de desenvolver um nariz eletrônico, que seria capaz de distinguir entre as pessoas que têm insuficiência cardíaca e aquelas que não a tem.

O gadget possui sensores de gás que detectam diversas moléculas de odor presentes no suor do indivíduo. Junto dos sensores, um software então divide os pacientes em grupos, de acordo com o modelo de moléculas detectadas. Após análise, foi possível notar que os grupos se dividem entre aqueles com insuficiência cárdica e outros sem, com uma precisão de aproximadamente 90%.

O funcionamento do aparelho também é bastante invasivo. Ele se porta como uma espécie de monitor de pressão sanguínea, e fica preso ao braço do paciente durante três minutos enquanto coleta as amostras de odor.

A equipe de pesquisadores afirma que ainda é necessário efetuarem mais pesquisas para definirem exatamente quais os componentes responsáveis por identificar a insuficiência. Posteriormente eles então esperam poder usar a tecnologia como uma maneira prática de diagnosticas e monitorar a doença.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.