Reproduza o vídeo acima e, a partir dos 25 segundos, responda: o quadrado realmente está parado? Pois, para a surpresa dos que possuem até o mais afiado par de olhos, a resposta é sim! O que gera a impressão de que as linhas estão se movendo é o “rolar” dos pontos que compõem a figura. Essas rolagens sofrem alterações de velocidade, o que gera o efeito de ilusão, de deslocamento.

contundente figura "animada" foi a vencedora do concurso de Melhor Ilusão do Ano de 2016, um evento criado com o objetivo de discutir a forma como vemos o mundo e provar que, indiretamente, nossa percepção é gerada por mecanismos cerebrais. “O estudo das ilusões é fundamental para que possamos entender os sensores de percepção e muitas doenças oftalmológicas e neurológicas”, diz a página do concurso.

Apenas os pontos que compõem a figura estão piscando

Sob o título “Movimento de Integração Desencadeada: Novos Truques para Cachorros Velhos”, a ilusão tem como autores os pesquisadores Mathew T. Harrison e Gideon P. Caplovitz, ambos da Universidade de Nevada, Reno, nos EUA. A seleção do conceito vencedor é feita a partir do julgamento individual de juízes, que avaliam as 10 ilusões finalistas. Veja abaixo os vencedores de 2º e 3º lugares:

2º Lugar: Ilusão do Cilindro Ambíguo

Ilusão criada por Kokichi Sugihara, da Universidade de Meiji, no Japão.

3º Lugar:  Ilusão Silhouette Zoetrope

Ilusão criada por Christine Veras, da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura.

As ilusões vencedoras das edições passadas do concurso podem ser vistas aqui.

Cupons de desconto TecMundo: