Pesquisa diz que telas vão causar problemas visuais em metade da população

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa diz que telas vão causar problemas visuais em metade da população

Você acha que sua visão piorou desde que você começou a usar smartphones e computadores? Pois especialistas afirmam que essa é uma possibilidade bem grande. De acordo com uma pesquisa publicada no Ophtalmology Journal, até 2050 cerca de 50% da população mundial vai precisar de óculos, e a grande culpada é a tecnologia.

Esse estudo prevê que cerca de 4,8 bilhões de pessoas — o que deve representar 49,8% da população — vão ter algum tipo de problema visual. Em 2010, esse número era próximo aos 2 bilhões e representava 28,3% das pessoas. O principal problema visual encontrado hoje é a míopia e há poucas chances de que vejamos alguma alteração nesse parâmetro.

Como foi mostrado pelo The Telegraph, os pesquisadores afirmam que "mudanças no modo de vida das pessoas resultaram em redução no tempo fora de casa e aumentaram o tempo em atividades próximas ao trabalho", sendo que a proximidade às telas também foi aumentada. Eles afirmam que essa relação é direta, ou seja: mais tempo perto das telas representaria aumento de problemas visuais.

O outro lado

Apesar dessa análise publicada agora, outra pesquisa realizada pela Ohio State University mostra resultados diferentes. Depois de 20 anos analisando perfis diversos em mais de 4,5 mil crianças, os pesquisadores norte-americanos afirmam que "não existe associação" entre tempo em frente às telas e problemas visuais. Quem será que tem razão?

Você acha que telas de eletrônicos prejudicam sua visão? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.