Review: placa de vídeo profissional Sapphire FirePro W5000

5 min de leitura
Imagem de: Review: placa de vídeo profissional Sapphire FirePro W5000

A linha de placas de vídeo profissionais da AMD é bem diversificada, contando com modelos mais básicos voltados para o editor que esta iniciando na área e dispositivos que entregam a robustez e performance necessária em grandes empresas do ramo.

Conforme já comentamos em outros artigos, diferente da linha Radeon, a série de produtos equipados com os chips FirePro chegam até o consumidor através da Sapphire, a única parceira da AMD no segmento.

Recentemente, nós recebemos a Sapphire FirePro W5000 para análise e passamos alguns dias averiguando as qualidades e o desempenho desta placa de desempenho intermediário. Ela é voltada a projetos complexos, sendo também muito útil para rodar softwares que usem tecnologias como o OpenCL.

Aproveitando as qualidades mais robustas desta placa, nós ainda executamos alguns games para conferir a performance em alguns títulos recentes, o que pode ser do interesse de quem pretende trabalhar e jogar. Antes de partirmos para os detalhes, vamos conferir as especificações e tecnologias deste componente.

Especificações

  • GPU: AMD FirePro W5000
  • Processadores Stream: 768
  • Litografia: 28 nm
  • Precisão de ponto flutuante single: 1,27 TFLOPS
  • Precisão de ponto flutuante duplo: 79,2 GFLOPS
  • Memória: 2GB GDDR5
  • Interface da Memória: 256-bit
  • Largura de banda da memória: 102,4 GB/s
  • Saídas de video: 1 x DVI / 2 x DisplayPort 1.2
  • Resolução máxima: 4096x2160 pixels
  • Tecnologias: DirectX 12 / OpenGL 4.4 / Shader Model 5.0 / AMD Eyefinity 2.0 / OpenCL 1.2
  • Energia: máximo de 75 watts
  • Fonte recomendada: 450 watts

Bonita, compacta e silenciosa

Como de costume, a Sapphire caprichou na embalagem da FirePro W5000. Na caixa, podemos conferir as principais características do produto e ter uma noção do desempenho do componente, sendo que as imagens estampadas deixam evidente a capacidade do produto para trabalhar com múltiplos monitores.

Assim como muitos produtos da AMD, esta placa também vem com PCB na cor vermelha e um sistema de dissipação bem discreto. A refrigeração é realizada através de peças de cobre e de uma ventoinha bem pequena que traz o adesivo FirePro.

Tal qual a FirePro V4900, que testamos recentemente, esta placa também impressiona pelo tamanho reduzido. Entretanto, vale adiantar que não devemos julgá-la pelas suas dimensões. Ela cabe perfeitamente em gabinetes pequenos e não interfere nos slots de outras placas.

É curioso perceber que mesmo sendo um produto de desempenho intermediário, a Sapphire FirePro W5000 não necessita de energia adicional, bastando apenas conectá-la no slot PCI-Express e aproveitar todo seu poder. Quando ligamos a placa, ficamos impressionados com o sistema de ventilação que não emite quaisquer ruídos.

Na parte traseira da placa, encontramos as conexões de vídeo, sendo que você pode usá-la tanto em monitores com conexão DVI quanto em aparelhos mais modernos já compatíveis com o padrão DisplayPort 1.2. A resolução máxima desta placa chega a 4096x2160 pixels, ideal para profissionais que já usam monitores modernos de altíssima qualidade.

Tecnologias modernas

Como é de se imaginar, a Sapphire FirePro W5000 traz uma arquitetura moderna e componentes robustos que são capazes de acelerar o desempenho geral do profissional que trabalha com renderizações diariamente.

Entre tantas tecnologias, vale menção primeiramente ao Shader Model 5.0, tecnologia que ajuda na criação de modelos de alta complexidade geométrica sem necessitar sobrecarregar o processador. Esse recurso geralmente é utilizado na criação de jogos tridimensionais, sendo que esta placa pode dar o suporte necessário também nesse tipo de situação.

Apesar de já ter algum tempo de mercado, a W5000 já apresenta compatibilidade com o DirectX 12, sendo recomendada para consumidores e empresas que busquem desenvolver aplicações para o Windows 10.

Outra vantagem deste produto é a compatibilidade com o OpenGL 4.4. Tal característica garante que o consumidor possa aproveitar recursos especiais presentes nos principais softwares do mercado, como o Blender e o Maya. É de se esperar que esta placa também seja compatível com a API Vulkan.

Não bastasse a aceleração na renderização de imagens e gráficos, a Sapphire FirePro W5000 se destaca por ser capaz de ajudar no processamento de outras atividades que não são de obrigatoriedade do chip gráfico. Utilizando a tecnologia OpenCL, ela pode processar dados de aplicativos de entretenimento e edição de imagens — incluindo softwares da Adobe.

Como realizamos os testes

Nossas verificações são realizadas com uma máquina de testes robusta, a qual oferece o suporte necessário para a placa de vídeo. Confira os detalhes:

  • CPU: Intel Core i7-3930K @ 3.800 MHz;
  • Placa-mãe: EVGA X79 SLI;
  • Memória: 16 GB RAM quad-channel G. Skill Sniper DDR3 2133;
  • SSD: Kingston HyperX 3K 480 GB;
  • HD: 3 TB Seagate ST3000M001;
  • Fonte: Corsair AX1500i.

Aplicações

Para garantir as mesmas condições de testes em várias placas de vídeo e obter resultados mais precisos, nós usamos o programa SPECviewperf 12.02 para rodar os benchmarks. Este aplicativo conta com uma série de verificações pré-configuradas, executando renderizações em loops e imitando situações comuns do cotidiano.

Neste software, é possível definir alguns parâmetros e escolher determinadas atividades que são comuns no uso de placas de vídeos profissionais. Para realizar nossa análise, optamos por rodar os testes do Maya, Blender, HandBrake e Luxrender. Confira os resultados obtidos pela Sapphire FirePro W5000:

Jogos

Considerando as capacidades da placa, acreditamos que seja válido mostrar seu desempenho com alguns títulos recentes — como Batman: Arkham Origins, GRID 2, Hitman: Absolution, Shadow of Mordor e Tomb Raider. Nós rodamos os jogos em Full HD e com os gráficos em configuração High (desabilitando somente os filtros). Veja os scores:

Vale a pena?

A Sapphire FirePro W5000 é uma excelente placa tanto para profissionais quanto para jogadores que pretendem trabalhar com edições ou renderizações mais complexas. Com valores que variam entre 2.100 e 2.600 reais, esta placa supre as necessidades do profissional que necessita de um produto robusto, mas que não consuma muita energia.

Durante nossas verificações, a placa mostrou bons resultados com os aplicativos profissionais, superando a V4900 em parte dos testes. Ela não apresentou problemas de ruídos e teve sua temperatura sempre controlada pelo sistema de refrigeração.

Ficamos ainda mais surpresos com a alta capacidade do produto para reprodução de jogos modernos. Ela consegue manter a performance próximo de 60 frames por segundo em muitos games, o que consideramos excelente dado o foco e as limitações do dispositivo.  Mesmo jogos mais pesados como Shadow of Mordor rodam sem problemas.

Certamente, a Sapphire FirePro W5000 é uma das placas de vídeo para uso profissional que deve agradar tanto aos iniciantes quanto aos profissionais que já estão trabalhando há algum tempo com renderizações. Ela é uma das melhores opções considerando o preço acessível e o alto desempenho, sendo recomendada por nossa equipe.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.