Danou-se: Apple processa Samsung

1 min de leitura
Imagem de: Danou-se: Apple processa Samsung

Na última sexta-feira, 15 de abril, a Apple abriu um processo contra a Samsung no qual acusa a empresa coreana de copiar o visual e sentimento de seus aparelhos. Os alvos da ação são os aparelhos da linha Galaxy, incluindo as linhas Nexus S, Galaxy S 4G e o Epic 4G. Além deles, o tablet Galaxy Tab também é listado pela companhia de Cupertino.

O processo registrado em uma corte da Califórnia acusa todos os aparelhos listados acima de violações de propriedade intelectual em diversas patentes registradas pela Apple. Segundo o documento registrado, a Samsung não só teria copiado o formato dos aparelhos, como teria imitado até mesmo o visual dos ícones exibidos na tela. Para reforçar as alegações, a empresa de Cupertino anexou diversas imagens que mostram as semelhanças entre os produtos das duas companhias.

Ampliar (Fonte da imagem: All Things Digital)

Nas páginas do documento, o tom crítico é bastante severo: “Em vez de inovar e desenvolver tecnologias próprias e um estilo único para seus smartphones e tablets, a Samsung decidiu copiar a tecnologia da Apple, sua interface de uso e estilo inovador”. Segundo um representante da companhia, os produtos da Samsung são cópias gritantes, e é direito da Apple proteger a propriedade intelectual de seus produtos.

Relacionamento abalado

O processo iniciado pela Apple deve complicar o relacionamento com a empresa coreana, que, atualmente, é responsável por fornecer diversos componentes para dispositivos que utilizam o iOS. Entre as peças fabricadas, estão memórias Flash, partes para iPods, os processadores A4 e A5, módulos de memória RAM e tecnologias para displays.

(Fonte da imagem: Samsung)

Em 2010, a Apple foi o segundo maior cliente da Samsung, ficando atrás somente da Sony. Ao todo, a companhia de Cupertino foi responsável por 4% dos lucros da empresa coreana, que totalizaram US$ 142 bilhões no ano.

Contra-ataque iminente

A Samsung afirmou que vai responder de forma ativa às alegações da companhia de Cupertino, e pode contratacar com acusações de que a Apple violou algumas de suas patentes de tecnologia wireless. Segundo um pronunciamento oficial, a empresa coreana está sendo bem-sucedida em desenvolver tecnologias próprias e vai tomar as medidas legais necessárias para proteger suas propriedades intelectuais.

Não é a primeira vez que a Apple processa concorrentes com a alegação de que sua propriedade intelectual foi violada. Atualmente, a companhia também está envolvida em processos contra a Motorola, a Nokia e a HTC.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.