Mercado de smartphones: brasileiros preferem aparelhos com telas grandes

1 min de leitura
Imagem de: Mercado de smartphones: brasileiros preferem aparelhos com telas grandes
Imagem: TNW

O mercado de smartphones no Brasil tem crescido exponencialmente e, apesar da atual crise econômica, os brasileiros ainda estão dispostos a gastar em aparelhos com telas maiores. Segundo dados do IDC fornecidos ao TecMundo pela Samsung, 37% de todos os smartphones vendidos em 2015 no Brasil têm telas com tamanhos entre 5,1 e 5,5 polegadas. Em 2014, essa taxa era de 18%.

Apesar disso, a média de tamanho do mercado geral ainda está na faixa das 4,5 e 5,0’’. Entretanto, Renato Citrini, gerente sênior de marketing da marca coreana no Brasil, tem uma explicação plausível para isso:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No mercado brasileiro, não é o mais barato que vende mais. O volume de vendas flutua nem sempre em função preço, mas é influenciado. Os aparelhos que custam entre R$ 700 e R$ 900 são os mais vendidos, mas a maioria deles ainda tem telas menores, entre 4,5’’ e 5,0’’. Por isso a média geral continua assim.

No mercado brasileiro, não é o mais barato que vende mais

Citrini não pôde nos fornecer dados mais concretos, como quantidade de aparelhos vendidos nessa categoria, mas é importante ressaltar que essa tendência em relação aos modelos de telas maiores é referente a todas as marcas, e não só à Samsung.

A categoria dos modelos de tela maior tem ganhado cada vez mais importância ao passo que smartphones com displays menores que 4,5’’ têm se tornado praticamente irrelevantes. “Nós já tínhamos detectado essa tendência globalmente, que as pessoas queriam mais espaço de tela. Por isso lançamos o primeiro Galaxy Note lá em 2011 e começamos a puxar o mercado. Até aquele ano, não havia nenhum smartphone com tela maior que 5,0’’ no Brasil”, explicou Citrini.

Mais possibilidades

Essa mudança de preferência teria a ver com o aumento das possibilidades que os smartphones oferecem. Quanto mais utilidade o aparelho tem para o usuário, mais espaço no display ele vai querer para que a utilização se torne agradável. Esse conforto não é oferecido por smartphones pequenos e, por isso, a categoria tende a ficar cada vez menos importante.

O Brasil é um mercado maduro. Já existe um público que conhece bem o smartphone. Mesmo aquele usuário que vai comprar o primeiro smartphone vai dar preferência para os modelos de tela grande em detrimento dos de telas pequenas, completou Citrini.

Você prefere smartphones com telas maiores ou menores que 5 polegadas?  Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.