Samsung ultrapassa rivais e deve ser a primeira a terminar sede futurista

2 min de leitura
Imagem de: Samsung ultrapassa rivais e deve ser a primeira a terminar sede futurista
Imagem: NBBJ

Uma nova competição está em andamento entre as gigantes mundiais da tecnologia – embora isso não tenha relação direta com a produção de novos produtos para os consumidores. Com a Apple construindo seu campus em forma de espaçonave, a Google adquirindo novas instalações nos arredores de sua sede em Mountain View e o Facebook contratando o famoso arquiteto Frank Gehry, as empresas lutam para fazer seu próprio “escritório do futuro”.

Enquanto as empresas citadas acima se esforçam para adiantar seus próprios projetos, parece que a Samsung America está prestes a passar a perna em todas elas e vencer a corrida na surdina. De acordo com a NBBJ, a empresa que desenvolveu as ambiciosas novas instalações da companhia, o novo campus para as operações de semicondutores da coreana deve ser concluído em julho deste ano.

Com uma área aproximada de mais de 63 mil metros quadrados, a nova sede norte-americana da Samsung será localizada em San Jose do Norte, no estado da Califórnia, e deve contar com 600 funcionários distribuídos entre os departamentos de pesquisa e desenvolvimento e de vendas. Embora o tamanho seja consideravelmente menor que o do novo prédio da Apple, que poderá abrigar 14.200 trabalhadores após o término da sua segunda fase de construção, o design da estrutura da coreana deve trazer um diferencial para a região.

Meu escritório, meu jardim

O novo prédio contém uma torre feita de várias pequenas construções de dois andares empilhadas umas sobre as outras e totalizando de 10 pisos – algo anormalmente alto para o local. Antes que você questione o porque de não fazer simplesmente um edifício de 10 andares, saiba que localizado separando cada conjunto de dois pisos está uma área verde sem paredes, de forma que a estrutura estará cheia de pequenos parques para os funcionários.

O centro da torre principal deve envolver um pequeno pátio e possui conexões com os prédios menores adjacentes, tudo por meio de passarelas transparentes. As laterais das construções menores serão cobertas de folhagem e seus tetos contarão com coberturas de painéis solares, um design que, segundo a NBBJ, tem como objetivo mantem os empregados o mais conectados possível ao mundo natural do lado de fora.

O governo do estado da Califórnia ficou empolgado quando ficou sabendo do projeto, oferecendo uma série de incentivos para que a Samsung permanecesse em San Jose e tocasse a obra adiante. Você pode conferir o resultado no tour digital do vídeo acima e ver algumas fotos da construção na galeria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.