Samsung anuncia o novo e poderoso chip mobile Exynos 7 Octa

1 min de leitura
Imagem de: Samsung anuncia o novo e poderoso chip mobile Exynos 7 Octa
Imagem: Samsung

Enquanto a indústria está com todos os olhos voltados para o novo Android Lollipop, a Samsung também quer atenção: a fabricante sul-coreana anunciou o novo integrante da família de SoC (system on a chip) mobile da empresa, o Exynos 7 Octa.

Fabricado no processo de 20 nanômetros (nm), o processador de oito núcleos é 64 bits e composto de quatro cores Cortex-A57 (1,9 GHz) e outros quatro Cortex-A53 (1,3 GHz).

E a ideia parece mesmo mostrar que o avanço é grande: notou como um "Exynos 6" foi ignorado e a contagem passou direto do cinco ao sete? Aparentemente, ele é muito parecido (ou será igual?) ao processador Exynos 5433, que foi inserido na versão coreana do Galaxy Note 4, talvez superando o modelo apenas no clock final.

Um chip musculoso

Em relação às gerações anteriores do Exynos Octa, o chip maximiza o desempenho da CPU (a empresa fala em uma melhora de 57%), economiza em energia e permite o melhor aproveitamento de tecnologias mobile, graças ao processamento de ferramentas e games em alta resolução — a tecnologia chamada big.LITTLE Heterogeneous Multi Processing (HMP). As possibilidades incluem áreas como reconhecimento de retina e rosto, processamento multimídia, segurança, realidade aumentada e muito mais.

Vale lembrar que a Lollipop é a primeira versão do Android a suportar a arquitetura 64 bits, que estará presente no Nexus 9 (mas com o chip Tegra K1 Denver).

De brilhar os olhos

A reprodução de áudio e vídeo tem muito a se beneficiar pelo novo Exynos 7. Isso porque o chip permite a adoção de conteúdos nas resoluções 1440x2560 pixels e 1600x2560 pixels sem gastar muita bateria. Um novo processador de sinal de imagem (ISP) garante ainda a gravação de vídeos ou captura de fotos simultaneamente e em alta definição, ou seja, usando a câmera frontal e a traseira ao mesmo tempo. A transmissão nativa de conteúdos 4K para uma televisão também será possível.

Por fim, games em 3D também ficarão mais dinâmicos e bonitos com o chip. A GPU é uma ARM Mali T-760 com melhorias gráficas de até 74% em relação à geração anterior. Ainda não se sabe em qual aparelho o Exynos 7 Octa estreará oficialmente.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.