O sinal de alerta está aceso na Samsung. A empresa ainda é líder com folga no mercado de smartphones, mas números divulgados ao longo das últimas semanas mostram que a companhia pode estar perdendo o fôlego. Na China, por exemplo, ela foi desbancada pela Xiaomi.

Um gráfico divulgado nesta terça-feira pelo site Beyond Devices ilustra melhor esse panorama e dá um tom dramático à situação. A imagem abaixo mostra o desempenho da unidade mobile da empresa, no que diz respeito ao crescimento  conquistado pela empresa a cada trimestre. Em 2012, os números se mantiveram sempre em patamares acima dos 60%. Em 2013 o ano começou bem, mas terminou com crescimento próximo aos 10%.

Já em 2014 a situação só piorou e, desde o início do ano, os números tem sido negativos, com uma retração que já chega a quase 30% menos de vendas. Apesar da queda no volume de vendas, a margem de lucro nos aparelhos ainda opera de forma positiva, mas o índice que era de 20% no início do ano, fechou em 15% no último trimestre.

Cupons de desconto TecMundo: