Samsung renova linha de tablets ATIV e traz híbrido com Android e Windows

2 min de leitura
Imagem de: Samsung renova linha de tablets ATIV e traz híbrido com Android e Windows

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Hoje, a Samsung reuniu jornalistas de todo o mundo para mostrar alguns dos novos produtos que vão fazer parte de seu catálogo a partir dos próximos meses. Além de algumas novas versões do Galaxy S4 — mini (com dimensões menores), Active (mais resistente) e Zoom (com câmera de 16 megapixels) —, a empresa sul-coreana também mostrou uma nova câmera mirroless com Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas as principais surpresas não estavam nos dispositivos Galaxy com Android. A Samsung aproveitou o evento para mostrar novidades bem interessantes na linha ATIV, que conta com o sistema operacional Windows 8. E isso vale para tablets e computadores que foram mostrados para a imprensa e para os consumidores. Todos prometem recursos bem interessantes, mas o principal mesmo é o ATIV Q, que conta com Dual OS.

ATIV Q

Um aparelho pode ser um tablet e pode ser um ultrabook, sendo híbrido. Mas ele também pode ser Windows e ser Android, sendo duplamente híbrido. E é assim que funciona o ATIV Q, apresentado hoje. O tablet tem tela de 13,3 polegadas e funciona com uma versão do Windows (não foi revelado se será a RT ou a completa), podendo executar qualquer app criado para Android.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Ao contrário do que se imagina, o Android 4.2.2 não demanda o desligamento do Windows. É possível rodar os apps criados para o sistema da Google a partir da própria Tela Iniciar do sistema da Microsoft. Mas os recursos híbridos vão muito além do software, pois há recursos na própria estrutura do aparelho que garantem essa denominação.

Além de poder ser utilizado como um tablet comum, ele ainda conta com um teclado físico integrado, que pode ser acesso pelo deslocamento da tela na estrutura principal. Mais que isso, também existe uma caneta S Pen especial que garante mais facilidade na criação de anotações.

  • Tela: 13,3 polegadas;
  • Resolução: 3200x1800 pixels;
  • Sistema operacional: Windows 8 / Android 4.2.2;
  • Processador: Intel Core Haswell;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Memória de armazenamento: 128 GB SSD;
  • Bateria: até 9 horas de autonomia.

ATIV Tab 3

A Samsung diz que o ATIV Tab 3 é um “Tablet com potência de PC”. Rodando uma versão completa do Windows em uma tela de 10,1 polegadas, o aparelho promete ótimos recursos de hardware até 10 horas de autonomia de bateria para todos os consumidores. Mais do que isso, ainda promete muita beleza no layout, oferecendo um design ultrafino.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

São apenas 8,2 milímetros, o que o torna o tablet com a menor espessura do mercado. A Samsung optou pela utilização de um processador Intel Atom para garantir melhor funcionamento do Windows em sua versão sem qualquer corte — vale lembrar que o Windows RT foi criado para processadores ARM.

  • Tela: 10,1 polegadas;
  • Resolução: 1366x768 pixels;
  • Sistema operacional: Windows 8;
  • Processador: Intel Atom;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Memória de armazenamento:64 GB SSD;
  • Bateria: até 10 horas de autonomia.
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.