IFA 2012: Resumo da conferência da Samsung

5 min de leitura
Imagem de: IFA 2012: Resumo da conferência da Samsung

A conferência da Samsung na IFA 2012 começou com uma música muito agradável e logo teve alguns truques de mágica adicionados. Isso mesmo, o apresentador do evento fez algumas magias para chamar a atenção do público, que logo foi surpreendido também pela chegada do diretor de cinema Wim Winders.

Ele, que agora é diretor de criatividade da Samsung, falou sobre as possibilidades que a tecnologia propôs ao mundo. Logo em seguida, começaram a ser apresentados os aparelhos que podem fazer com que a Samsung continue no topo do mercado. E, para começar, o nome escolhido pela empresa sul-coreana foi o phablet Galaxy Note 2.

Samsung Galaxy Note 2

Um ano atrás, a IFA foi palco para o anúncio do Samsung Galaxy Note, que estava criando uma nova categoria de aparelhos eletrônicos. Hoje, a segunda geração dos produtos é mostrada e traz recursos ainda mais impressionantes. Para começar, o processador do aparelho foi substituído e agora oferece quatro núcleos de 1,6 GHz.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Isso deve ser somado à tela Super HD Amoled, que oferece imagens belíssimas e com muita fidelidade em cores, além de responder aos comandos por toques na tela com muita rapidez. A nova caneta S Pen também oferece recursos inéditos, como o Air View. Com ele, os consumidores podem controlar os aparelhos com a caneta apenas próxima à tela – não precisando tocar nela.

O sistema operacional utilizado será o Android 4.1 Jelly Bean, mas o aparelho ainda contará com uma série de possibilidades exclusivas. Graças à S Pen, os usuários podem criar anotações e recortes personalizados em emails e vários outros apps disponíveis no aparelho – vários deles exclusivos para o formato da nova caneta.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Também foram anunciados diversos novos acessórios para o aparelho. Isso inclui uma grande gama de capas exclusivas, com várias cores diferentes. E por falar em cores, o Samsung Galaxy Note 2 será vendido em dois modelos diferentes: branco e cinza titânio.

  • Tela: Super HD Amoled de 5,5 polegadas;
  • Proporção de tela: 16:9;
  • Sistema operacional: Android 4.1 Jelly Bean;
  • Processador: quad-core de 1,6 GHz;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Memória de armazenamento: 16, 32 ou 64 GB (expansível até 64 GB);
  • Câmera digital integrada: 8 megapixels com flash LED;
  • Câmera frontal: 1,9 megapixels;
  • Conectividade: 3G, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e 4G LTE;
  • Sensores: acelerômetro, bússola digital, proximidade, giroscópio e barômetro;
  • Bateria: 3.100 mAh;
  • Espessura: 9,4 milímetros;
  • Peso: 180 gramas.

Samsung Galaxy Camera

O que todos esperavam se tornou realidade. A Samsung está lançando sua primeira câmera digital compacta com sistema operacional Android. O foco do aparelho está no compartilhamento de arquivos, que é o principal pilar da “era da comunicação visual”, como a Samsung chama a atual geração de eletrônicos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Depois de capturar as imagens com o sensor de 16 megapixels, os usuários ainda podem editá-las com diversos apps disponíveis na Google Play Store ou na Samsung Apps. Aplicando efeitos rapidamente, podem também compartilhar os resultados nas redes sociais, graças à conectividade com a internet, que pode ser realizada por Wi-Fi, 3G ou 4G LTE.

Como uma boa câmera digital, ela possui uma grande gama de recursos para facilitar a captura de imagens para quem não possui muitos conhecimentos. Dessa forma, devem ser criadas diversas facilidades para os consumidores, o que inclui efeitos automáticos e sistemas de controle por voz.

  • Tela: HD Super Clear Touch de 4,7 polegadas;
  • Sistema operacional: Android 4.1 Jelly Bean;
  • Resolução máxima: 16 megapixels;
  • ISO: de 100 a 3200;
  • Captura de vídeos: Full HD em até 30 frames por segundo e HD em até 120 frames por segundo;
  • Saída de vídeo: HDMI;
  • Zoom óptico: 21x.
  • Memória de armazenamento: 8 GB de memória interna (expansível por cartão de memória);
  • Cartões de memória: micro SDSC, micro SDHC e micro SDXC;
  • Processador: quad-core de 1,4 GHz;
  • Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth, 3G e 4G LTE.
  • Bateria: 1.650 MHz;
  • Peso: 305 gramas.

Android Jelly Bean para outros aparelhos

O Galaxy Note 2 e a Galaxy Camera já serão vendidos com o Android 4.1 Jelly Bean, mas eles não serão os únicos da empresa sul-coreana a apresentar o sistema operacional. Outros aparelhos estão com a atualização garantida. São eles: Galaxy Note, Galaxy Note 10.1 e Galaxy S3. Não foram reveladas as datas de liberação da nova versão.

Samsung e Microsoft: Windows 8 nos portáteis

Samsung ATIV smart PC

A estrela do show foi o notebook híbrido ATIV smart PC. Sem precisar fazer força, é possível destacar o teclado do aparelho para transformá-lo em um tablet com 11,6 polegadas. Tudo isso sendo executado com o novo sistema operacional da Microsoft: o Windows 8. Como item adicional, ele ainda pode ser controlado pela nova geração das canetas S Pen.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

A versão do sistema operacional mostrado é o mesmo Windows 8 que será utilizado em computadores. Por isso, o processador utilizado é um Intel Atom, que trabalhará em conjunto com 2 GB de memória RAM e 128 GB de capacidade de armazenamento.

Junto com ele, também foram lançados mais dois aparelhos da mesma linha. O ATIV Smart PC Pro é um pouco mais potente, oferecendo 4 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento em um drive de estado sólido (SSD). Por fim, o ATIV Tab utiliza processador ARM e traz o Windows RT, que é uma versão mais enxuta do sistema da Microsoft.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

ATIV S: o Windows Phone 8 da Samsung

Samsung e Microsoft também estão juntas no mercado de smartphones. O aparelho ATIV S mostra isso, visto que o aparelho será o primeiro da Samsung a oferecer o sistema operacional Windows Phone 8. O aparelho terá processador dual-core, câmera de 8 megapixels e tela de 4,8 polegadas. É o aparelho perfeito para os fãs da Microsoft.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Nova geração de notebooks Samsung Series 9

Uma das linhas de notebooks mais aclamadas pelos usuários do Windows é a Series 9 da Samsung. E a próxima geração dos computadores portáteis será equipada com o Windows 8, o que reforça a aposta da empresa sul-coreana no sistema da Microsoft. Os aparelhos continuam com design muito bonito e podem ser realmente considerados ultrafinos.

.....

Com o fim da conferência da Samsung, fica claro que a empresa não quer ser líder apenas no mercado dos Androids. Ela também está buscando o domínio do Windows 8 e parece não medir esforços para isso. Até agora, a Samsung tem se mostrado o grande nome da IFA 2012.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.