Galaxy Note: pintando o sete e desenhando com o aparelho [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Galaxy Note: pintando o sete e desenhando com o aparelho [vídeo]

O pessoal da Samsung pediu a ajuda do Tecmundo para mostrar a vocês algumas das ferramentas que diferenciam o Galaxy Note de outros smartphones e tablets no mercado. O carro-chefe do aparelho é a possibilidade de utilizar a caneta stylus para realizar desenhos, anotações e até digitar.

Caso você tenha acabado de comprar este “phone-tablet” ou simplesmente quer conhecer o aparelho, confira nosso vídeo e o artigo com várias dicas sobre como utilizar esta novidade da Samsung.

Conhecendo o Galaxy Note

O Samsung Galaxy Note é um misto de smartphone com tablet. Ele tem sistema operacional Android 2.3 (Gingerbread), processador dual-core 1.4 GHz AR Cortex-A9, expansão de memória até 32 GB e câmera digital de 8 MP. Mas, se você quer saber tudo sobre o aparelho, confira a nossa análise completa, clicando neste link.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

O grande destaque de suas especificações técnicas fica por conta da generosa tela Super AMOLED de 5.3” — o que garante imagens brilhantes e cheias de contraste. Ela oferece espaço suficiente para jogos, navegação na internet e utilização da caneta para uma série de funções.

E a sua stylus pode ser encaixada no próprio aparelho, não ocupando espaço e evitando que você esqueça a ferramenta por aí. Então, vamos conferir tudo o que essa combinação de características pode oferecer.

Anotações em suas fotografias

Uma das coisas mais legais é a interação com as imagens que você captura através do Note. Utilizando o app S Memo, você pode desenhar sobre as fotos, criar anotações e salvar o resultado final.

Por esse motivo, o Galaxy Note pode ser o aparelho ideal para quem utiliza o smartphone ou tablet no trabalho, permitindo que você envie feedbacks rapidamente, contendo informações precisas criadas com o desenho na tela.

Para fazer isso, o processo é muito simples:

  • Tire sua foto com a câmera do Galaxy Note;
  • No arquivo recém-criado, escolha a opção “Compartilhar”;
  • Acesse o “Editor de fotografias” do Android;
  • Selecione o primeiro ícone do lado direito do display e escolha a opção “Caneta”;
  • Desenhe e escolha “Concluído”.

Depois, é só salvar o resultado e compartilhar por mensagens de texto, emails ou publicar em redes sociais.

Screenshots

Outro detalhe legal do Galaxy Note é a facilidade com que você pode obter capturas de tela. Isso pode não só ser uma função divertida como também muito útil — no caso de mapas, por exemplo. Veja como é simples:

  • Aperte e segure o botão na caneta do Galaxy Note;
  • Posicione a stylus sobre a tela que deseja capturar e aguarde cerca de dois segundos;
  • A tela vai piscar e, imediatamente, uma nova imagem é gerada.

Ao final, você vai ser levado para a galeria de imagens, mostrando a tela que acabou de capturar. Para inserir anotações, clique sobre o primeiro ícone na parte superior da tela, com as opções de cores e pincéis.

Reconhecimento da escrita

Com o Galaxy Note, você ainda pode simplificar a digitação de textos, utilizando mais uma função para a caneta que acompanha o aparelho. Para isso, basta selecionar o penúltimo botão na parte inferior do teclado da Samsung — ele não funciona com o Swype.

  

Ao ativar a opção, o teclado se transforma em um campo para que você possa escrever palavras inteiras e visualizá-las sendo transformadas em textos digitados — com reconhecimento em português.

Edição de vídeos de forma prática

A ideia do Galaxy Note é mesmo ser um aparelho completo. Além de produzir imagens de qualidade, com sua câmera de 8 MP, você também pode criar vídeos e editá-los de forma muito simples:

  • Após capturar as imagens em vídeo, acesse o app “Criado de Vídeo”;
  • Selecione “Novo projeto”;
  • Escolha, se você quiser, um dos seis temas para o novo arquivo;
  • Toque e arraste os clipes para a parte inferior do display;
  • No segundo ícone à esquerda, escolha fotos para colocar no vídeo;
  • O terceiro ícone oferece a seleção de músicas;
  • Trabalhe a ordem na linha do tempo como preferir;
  • No próximo passo, faça os cortes de imagem necessários;
  • Na opção caneta, desenhe sobre os frames do vídeo;
  • No quarto ícone à esquerda, escolha os efeitos de transição entre as imagens;
  • Por fim, selecione um filtro de cor para seu vídeo.

Após editar todas essas opções na linha do tempo, salve o arquivo final e você terá um vídeo exclusivo, criado sem a ajuda de um poderoso editor ou mesmo um computador.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Desenhando: deixe a criatividade à solta!

A última característica que a Samsung quer mostrar é a possibilidade de criar belos desenhos com o novo “phone-tablet”. A loja Samsung Apps oferece várias opções de aplicativos de imagem para você baixar.

    

Entretanto, o principal app já vem instalado: o S Memo. Com ele, é possível criar muitas coisas, contando com vários tipos de pincel e cores para colocar sua criatividade para trabalhar — e se quiser, você também pode escrever com a ajuda do teclado do aparelho.

Acompanhe as dicas para utilizar o S Memo como uma verdadeira tela de pintura:

  • Ao iniciar o app, selecione o segundo ícone na parte superior do display;
  • Antes de começar, escolha a cor e o estilo do plano de fundo, clicando no botão de menu do Android e selecionando a opção “Alterar fundo”;
  • Em seguida, escolha o estilo de pincel, no terceiro ícone da barra superior do S Memo;
  • Com a caneta, crie seu desenho e salve a imagem no ícone “+”.

O aplicativo é muito intuitivo e fácil de usar, com várias opções de fundo, cores, pincéis e compartilhamento.

    

Estas são as nossas dicas para a utilização do Galaxy Note. Se você comprou ou está pensando em adquirir o aparelho, não deixe de conferir estas características exclusivas e superinteressantes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.