Uma mudança radical no mercado de chips está prestes a acontecer. De acorodo com o Korea Herald, a Samsung deve em breve se tornar a maior fabricante do mundo no setor. A atual líder? Ninguém menos que a Intel, que ocupa o topo do ranking desde 1993, quando a família Pentium teve início.

O aumento de preço e demanda de chips, especialmente os de memória, seria o responsável por aumentar tanto o mercado da Samsung. A mudança de posição pode acontecer já neste segundo trimestre de 2017, de acordo com a firma de pesquisas IC Insights. O rendimento da sul-coreana seria de US$ 14,6 bilhões, contra US$ 14,4 bilhões da concorrente.

É curioso acompanhar a evolução do gráfico de vendas de semicondutores das duas marcas: o crescimento da Samsung é acelerado, enquanto a Intel apresenta uma instabilidade de um ano para o outro.

Moldando o futuro

A vitória da Samsung representa não só a guerra por mercado, mas também uma mudança nos hábitos de consumo. A hegemonia da Intel está bastante relacionada com a popularização dos computadores pessoais, enquanto a Samsung está em mais segmentos, como chips de memória DRAM e NAND. O mercado chinês seria o maior cliente, com cada vez mais parcerias sendo estabelecidas para produtos top de linha.

Além disso, segundo a IC Insights, a mudança significa que gigantes tidas como inatingíveis podem ser batidas — e isso pode dar ânimo para marcas que desejam chegar ao topo.

Cupons de desconto TecMundo: