Discretamente, a Samsung lançou um recurso que está dividindo as opiniões dos usuários. Trata-se de um filtro que edita as suas selfies sem que você esteja exatamente ciente disso. O recurso pode ser desativado, mas, por padrão, vem ativado – e isso levantou avaliações diferentes mundo afora.

A função, denominada “Face Beauty”, afina o rosto, clareia a pele, elimina espinhas e outros detalhes faciais que todos têm. A edição é feita de maneira automática, sem interferência do consumidor. Assim que ele abre a câmera frontal, o modo é acionado, e isso vale para quaisquer aparelhos atuais da família Galaxy.

A usuária iammelwells postou, em seu Instagram, aquela que talvez seja a reclamação mais inconformada acerca do recurso:

“Wow Samsung. Quando alguém compra um celular novo e vai tirar uma selfie e percebe que o ajuste padrão na câmera frontal está automaticamente definido para ‘Beauty nível 8’, que evidentemente diz: rosto clareado, isso significa que todos que compram um celular da Samsung recebem a mensagem ‘ei, somos a Samsung e achamos que você fica melhor quando nós automaticamente clareamos suas selfies para você!’. (...) Espero que garotas jovens comprem iPhones, e não Samsungs. Essa é a configuração padrão da câmera frontal da Samsung”, esbravejou a consumidora.

Ao Insider, a empresa coreana disse que essa função “é adorada pelos clientes” e que eles têm a opção de desativá-la completamente se quiserem, de acordo com a preferência.

O que você acha do recurso? O fato de ele vir configurado automaticamente ajuda ou não? Opine na seção destinada aos comentários, logo abaixo.

Cupons de desconto TecMundo: