Samsung registra patente para 'lentes de contato inteligentes'

1 min de leitura
Imagem de: Samsung registra patente para 'lentes de contato inteligentes'
Imagem: bluebanana

O departamento de propriedade intelectual da Coreia do Sul concedeu à Samsung uma patente bastante interessante. O documento revela detalhes de um conceito de “lentes de contato inteligentes” desenvolvidas para proporcionar realidade aumentada para os usuários, mais ou menos da mesma forma que acontecia no Google Glass: imagens com informações importantes seriam projetadas diretamente no olho do usuário.

Ao que parece, o dispositivo seria tão discreto e compacto quanto uma lente de contato comum e poderia ter inclusive uma câmera, para filmar e fotografar com apenas uma piscada. Como a patente traz apenas o conceito básico, não há como saber exatamente qual seria a qualidade das imagens feitas por um aparelho tão compacto como esse.

Esquema plano de uma possível lente inteligente

Mesmo assim, só o fato de essa câmera existir já levantaria preocupações quanto à privacidade de outras pessoas ao redor do usuário, que poderiam ser filmadas sem sequer perceberem.

Já faz tempo

A Samsung pediu o registro inicial dessa novidade em 2014, mais ou menos na época em que a Google estava lançando o seu Google Glass para os testadores. O aparelho foi abandonado pela empresa por ser pouco discreto e por ter levantado a ira de muita gente em volta dos usuários em locais como bares e restaurantes.

É interessante notar ainda que a coreana registrou há dois anos uma marca chamada “Gear Blink” nos EUA e na Coreia do Sul. Como “blink” significa “piscar” em português, rumores já estão sendo levantados sobre a possibilidade de a Samsung estar avançada o suficiente nesse projeto a ponto de ter um lançamento previsto para os próximos meses ou anos.

Processamento

Essa lente inteligente, entretanto, funcionaria apenas pareada com algum aparelho principal, como um smartphone ou tablet, por exemplo. Não foi especificado como eles se conectariam, mas o mais provável seria via Bluetooth.

O que levanta ainda mais curiosidade é o fato de componentes eletrônicos atuais, mesmo sendo finos e pequenos, ainda não são invisíveis ou incolores para conseguirem se disfarçar em uma lente. Será que a Sammy já resolveu esse problema?

Você usaria uma lente de contato inteligente para exibir informações importantes direto no olho? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.