Samsung Pay vai permitir fazer pagamentos em lojas online em 2016

1 min de leitura
Imagem de: Samsung Pay vai permitir fazer pagamentos em lojas online em 2016
Imagem: Cyber Esfera

O Samsung Pay, método de pagamento por aproximação da Samsung, já está disponível na Coreia do Sul e nos EUA há alguns meses, mas o serviço ainda não decolou, enfrentando baixa taxa de adoção entre usuários de smartphones compatíveis. Para resolver esse problema, a Samsung pretende tornar o seu Pay um método de pagamento que pode também ser usado para comprar em lojas online.

Isso deve acontecer em algum momento de 2016, como explicou Thomas Ko, gerente global do Samsung Pay, em entrevista à Reuters. Ele não especificou uma data ou janela de lançamento mais precisa, mas parece certo que a Samsung vai fazer parcerias com algumas das grandes lojas online norte-americanas muito em breve. Com isso, o serviço da coreana seria mais um concorrente para o PayPal. Mas isso só nos EUA, por enquanto.

Ko também comentou que novos smartphones Samsung serão compatíveis com o Pay a partir de 2016, e o recurso não ficará apenas nos aparelhos top de linha. Modelos baratos devem começar a chegar ao mercado com o Samsung Pay embutido muito em breve.

Compatibilidade

Diferente dos seus concorrentes, o Samsung Pay pode ser usado em praticamente qualquer máquina de cartões nos EUA e na Coreia do Sul. Além de contar com NFC, o método também utiliza uma tecnologia que simula um cartão de tarja magnética para realizar transações. Com isso, até mesmo as máquinas mais antigas já são compatíveis.

Isso pode até ser uma vantagem nos EUA, já que outros métodos, como Android Pay e Apple Pay, só funcionam com equipamentos mais modernos, compatíveis com NFC. Mesmo assim, muita gente por lá ainda acha mais simples apenas passar o cartão em vez de tirar o celular do bolso para tal.

Em países em que a estrutura de pagamentos eletrônicos é mais moderna, como no Brasil, essa vantagem da Samsung não existe. Por aqui, a imensa maioria dos cartões já tem chip e não aceita mais pagamentos por tarjas magnéticas em máquinas compatíveis com chips. Por outro lado, a maioria das máquinas já tem NFC, o que gera uma boa base para a popularização de métodos de pagamento via celular.

Você já fez algum pagamento via NFC com o celular? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.