Aprenda a controlar o Gear 360 da Samsung usando qualquer smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Aprenda a controlar o Gear 360 da Samsung usando qualquer smartphone
Imagem: Slash Gear

Assim como acontece com os óculos de realidade virtual da Samsung – o Gear VR –, que só pode ser controlado através de um aplicativo disponível apenas para dispositivos móveis da marca, o Gear 360 também só é compatível com aparelhos top de linha da empresa sul-coreana, como o Galaxy S7 e o S7 Edge.

A câmera, capaz de registrar imagens em 360 graus, é um dispositivo portátil feito para ser usado de maneira simples e só pode ser controlada pelos celulares mais modernos da Samsung através do aplicativo Gear 360 Manager. Isso limitava a utilização do gadget a donos de smartphones como o Galaxy S6 ou superiores, o que gerou críticas ao aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quebrando limitações

Com isso em vista, o usuário Bin4ry, do fórum XDA Developers, fez alterações no dito aplicativo para que ele funcione em qualquer outro smartphone ou tablet independentemente de sua marca e isso inclui também modelos mais antigos da própria Samsung. Segundo o criador desse “hack”, testes foram feitos por ele mesmo em um Sony Xperia Z5 e tudo funcionou perfeitamente.

Você pode utilizar o Gear 360 com todas as suas funções em praticamente qualquer smartphone ou tablet com especificações intermediárias

Para que o app funcionasse livremente, Bin4ry removeu as restrições presentes no aplicativo e conseguiu, inclusive, fazer com que a limitação de gravações em 4K, permitida apenas na família S7, também fosse derrubada. Assim, você pode utilizar o Gear 360 com todas as suas funções em praticamente qualquer smartphone ou tablet com especificações intermediárias.

Alguns percalços

Infelizmente, nem tudo são flores. Alguns bugs e outras falhas acabam aparecendo na utilização da versão "hackeada" do Gear 360 Manager. Em alguns casos, a qualidade do vídeo registrado com a câmera pode diminuir no celular e o processamento de algumas imagens pode demorar mais do que o normal, sem contar o travamento eventual do aplicativo. Ainda assim, o app é perfeito para quem quer testar esse dispositivo sem a necessidade de adquirir obrigatoriamente um aparelho da Samsung.

Alguns bugs e outras falhas acabam aparecendo na utilização da versão "hackeada" do Gear 360 Manager

Para utilizar a versão modificada do Gear 360 Manager, basta fazer o download do aplicativo Samsung Accessory Service através deste link e, depois, baixar o app criado pelo usuário Bin4ry clicando neste link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.