Sistema de 'water cooling' do Galaxy S7 na verdade não tem líquidos

1 min de leitura
Imagem de: Sistema de 'water cooling' do Galaxy S7 na verdade não tem líquidos
Imagem: TechInsider

Durante a revelação do Galaxy S7 na MWC, a Samsung atraiu a atenção com o anúncio de que a CPU e a GPU do dispositivo seriam respectivamente 30,4% e 63,9% mais poderosas do que as do S6. Antes que tivéssemos tempo de nos preocupar muito com o aquecimento que esse poder de fogo geraria, a empresa surpreendeu ao anunciar que o aparelho viria com um sistema de water cooling. Agora, no entanto, parece que a última novidade não inclui líquido algum.

A fabricante coreana não entrou em muitos detalhes a respeito da sua tecnologia de resfriamento durante a apresentação no congresso, mas, agora que os primeiros Galaxy S7 começaram a ser enviados para compradores, já começaram a surgir vídeos mostrando o interior do celular. Uma dessas gravações, publicada no canal JerryRigEverything do YouTube, mostra como é o processo de desmontagem do top de linha para reparos e explica o “water cooling” do aparelho.

Resfriamento líquido... sem líquido?

Ao chegar ao tubo de resfriamento do aparelho – que você pode conferir na marca de 4:30 do vídeo a seguir –, o youtuber expõe o interior do duto e revela que não há líquido em seu interior. Na realidade, o sistema da Samsung usa um conjunto de vapor e fios de cobre para acelerar a dissipação do calor residual do dispositivo. Dessa forma, o aparato funciona de uma forma parecida com a que vimos no Microsoft Lumia 950 XL.

Como não há líquido dentro do tubo, o sistema de resfriamento deve continuar a funcionar mesmo que tenha sido cortado, bastando voltar a vedá-lo com o adesivo que normalmente fica posicionado sobre o duto de calor. Dessa forma, o reparo do aparelho se torna mais fácil do que o de um dispositivo cujo sistema de dissipação realmente tenha líquidos, como é o caso do Xperia Z5 Premium.

Além do “water cooling”, o vídeo também mostra como é o processo de desmontagem do Galaxy S7. Em geral, a parte mais difícil parece ser conseguir remover a traseira de vidro do aparelho sem a danificar. Depois de fazer isso, o resto dos componentes não oferece muita resistência. De todo o dispositivo, a único elemento que parece ser impossível de arrumar é o botão home.

O que você achou do sistema de resfriamento do Galaxy S7? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.