iPhone 5: todos os boatos e rumores - até agora

6 min de leitura
Imagem de: iPhone 5: todos os boatos e rumores - até agora

Toda semana nos sites de tecnologia, incluindo aí o Tecmundo, uma coisa é certa: surgem um ou mais rumores sobre o produto da Apple mais próximo de ser lançado. Seja sobre a tela, o tamanho, os aplicativos, o preço, a data ou alguma bizarrice relativa aos aparelhos, eles sempre figuram entre as novidades.

As fontes são as mais variadas possíveis: supostos funcionários, jornais de todas as partes do mundo ou fontes anônimas, que dizem ter “informações exclusivas”, ainda secretas até para a imprensa. O grande problema reside aí: sem confirmações oficiais, ficamos expostos a qualquer tipo de boato, lançado apenas para dar exposição a alguém ou algum veículo.

Agora, o produto da vez é o iPhone 5. Com tanta coisa saindo por aí, o Tecmundo presta uma ajuda ao usuário e lista o que já saiu sobre o próximo smartphone da Apple – ainda sem saber o que é verdade, claro.

Lançamento: ir para a fila ou não?

Mais do que qualquer especificação do aparelho, a data de lançamento é o que mais empolga os grandes fãs da Maçã. É só ver as loucuras feitas por pessoas que passam dias nas filas, na esperança de serem os primeiros a efetuar a compra.

Quanto ao quinto modelo, já foram muitas as datas especuladas. Desde alguns meses, entretanto, setembro é o principal chute de jornais e empresas. O mês coincidiria, também segundo apostas, com a saída do iCloud da fase Beta e o lançamento da primeira versão para usuários do iOS 5.

Nesse quesito, qualquer pista vale: um edital de contratação da Apple, por exemplo, fez muita gente acreditar que o lançamento seria já em agosto, enquanto um suposto atraso para outubro por incompatibilidades de hardware é a crença de certos veículos.

Alguns fãs já preparam seus suprimentos para enfrentar filas pelo iPhone 5. (Fonte da imagem: Metro News)

Pela chegada do novo aparelho, algumas lojas já estariam estudando uma queda nos preços das versões anteriores. Ainda assim, nenhuma confirmação oficial foi feita pela empresa – embora já tenha gente planejando futuros acampamentos em frente das lojas.

Visual: mais do mesmo?

Aqui também há uma grande divergência: enquanto muita gente acredita que o iPhone 5 será revolucionário em termos de design, outros esperam apenas uma versão levemente aprimorada do quarto aparelho da Apple.

De qualquer forma, um display maior é uma certeza de muita gente: ele teria 4”, diferente das 3,5” do iPhone 4. Outro rumor aponta para o sumiço do botão “Home”, que fica no centro do aparelho e transporta o usuário para a tela inicial. Nesse caso, ele seria substituído por um ícone na própria tela ou movido para a lateral do smartphone.

Na nova tela, mais espaço para aplicativos. (Fonte da imagem: Speech Trans)

Ainda sobre a tela, o site DigiTimes teria descoberto a ideia da Apple em utilizar telas curvas, no estilo das utilizadas nas últimas gerações do iPod nano. Para isso, ela teria importado mais de 200 máquinas para cortar e moldar o vidro do display.

Já o formato, segundo uma empresa chinesa, seria mais arredondado. A parte traseira do aparelho também pode tornar-se curva, segundo outros rumores.

O tamanho também é bastante discutido: algumas informações apontam que ele será inspirado nos tablets, sendo mais leve e fino. Além disso, um modelo de cor branca também pode ser lançado juntamente com o aparelho tradicional, abrindo espaço para ainda mais cores no futuro.

Já imaginou se tiverem tantos modelos para o smartphone da Apple? (Fonte da imagem: Nak)

Um teclado extensível ainda foi citado em um dos boatos iniciais sobre o aparelho. Como o teclado virtual da tela capacitiva do iPhone nunca desapontou, esse recurso não deve aparecer tão cedo.

Hardware e funcionamento: iPad 2 em miniatura?

O iPhone 5 será mais potente que seu antecessor. Isso pode soar meio óbvio, afinal ele é uma versão mais avançada, mas os dados técnicos que comprovam essa superioridade ainda são escassos. Ele pode receber uma memória LPDDR 2, de 1 GB (contra 512 MB de seu antecessor), melhorando ainda mais seu desempenho.

Outro rumor forte é sobre o novo processador que pode figurar no produto: o A5. Algumas indicações no código do novo iOS apontariam fortemente para o chip, cujo superaquecimento, inclusive, seria a causa do atraso de seu lançamento.

(Fonte da imagem: 9 to 5 Mac)

O iPhone 5 ainda pode receber modelos com a capacidade de 64 GB, o que significaria um preço mais elevado, mas também um espaço bastante útil para guardar músicas ou arquivos em geral.

Além disso, a bateria não sofreria grandes alterações, mas teria melhor autonomia (ainda sem a tecnologia de indução que, segundo rumores ainda mais futuristas, estará presente no iPhone 6).

Resolução: como ficarão meus vídeos e retratos?

Após o desapontamento com as câmeras do iPad 2, a Apple parece disposta a melhorar a imagem de suas câmeras fotográficas integradas. O iPhone 5 teria expressivos 8 MP, contra os  5 MP apresentados pelo modelo anterior.

A gravação e reprodução de vídeos seriam igualmente potentes, com suporte a 1080p (o chamado Full HD), segundo algumas pistas saídas do iOS 5. Desse modo, rumores apostam ainda que o aparelho pode receber até mesmo um cabo HDMI, caso um adaptador consiga estabelecer a conexão com a entrada do produto da Apple.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Além disso, o iPad 2 seria utilizado como base em uma nova resolução de tela: enquanto o tamanho mais especulado é de 960x460 pixels, o display de 1024x768 pixels ainda não foi descartado oficialmente.

Telefonia: LTE, NFC, GSM, 4G?

Apesar de tantas outras funções, o iPhone 5 é um telefone celular. Sua tecnologia para realizar chamadas telefônicas e acessar a internet, portanto, também deve ser uma preocupação dos usuários.

Um chip NFC (Near Field Communication) é um dos candidatos para o próximo smartphone. Com ele, o celular transforma-se praticamente em um cartão de crédito, realizando compras apenas com a aproximação em lojas integradas. A tecnologia ainda está sendo estudada no geral, por isso, o rumor perdeu forças nos últimos meses.

Os demais boatos sobre a área de telefonia residem no tipo de conectividade que o iPhone 5 pode apresentar. Enquanto a inclusão de um chip compatível com GSM/CDMA já é praticamente certa, a tecnologia LTE/4G pode não estar presente já nessa versão. Por enquanto, nada concreto sobre o tema.

“iPhone 4.5”

Uma das especulações mais fortes é a existência de dois sucessores do produto, em vez apenas do quinto modelo. Calma: o iPhone 5 continuaria a existir normalmente, porém uma versão menos desenvolvida também seria lançada para quem não deseja mudanças tão radicais.

Batizado pela imprensa de iPhone 4S, o smartphone teria praticamente o mesmo design do quarto modelo, contudo, contaria com algumas atualizações que fariam valer a compra, especialmente para quem utiliza serviços pré-pagos de telefonia. O boato começou com um jornal chinês e cresceu para outros veículos, mas, novamente, nada foi confirmado até agora.

Aplicativos: tem como ficar melhor?

Não é só o aparelho em si que pode receber atualizações, mas também os aplicativos que são baixados pela App Store. Foram especuladas melhorias no Google Maps, por exemplo: o guia de mapas poderá mostrar várias rotas para o mesmo caminho.

Infinity Blade, esbajando gráficos avançados no iPhone. (Fonte da imagem: Epic Games)

Além disso, games mais potentes podem ser suportados pelo aparelho: já pensou em jogar em seu iPhone algo mais visualmente impressionante do que Infinity Blade? Como a maioria desses rumores também estão ligado aos iOS 5, já é possível ter uma ideia de que avanços em aplicativos virão, mas não se sabe em qual intensidade.

...

Infundados ou não, esses boatos só aumentam a expectativa dos fãs da Maçã para o lançamento do iPhone 5. E você, em quais dessas histórias acredita? Está ansioso para o anúncio oficial do produto? Deixe aqui seu comentário!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.