Os robôs estão andando cada vez melhor e em terrenos mais difíceis [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Os robôs estão andando cada vez melhor e em terrenos mais difíceis [vídeo]

Você se lembra daquele vídeo da Boston Dynamics mostrando robôs que tropeçam em cascas de banana e têm dificuldades em andar em terrenos de difícil locomoção ou cheios de obstáculos? Em breve, parece que nem mesmo isso será um problema.

O Johnson Space Center, da NASA, está trabalhando em uma tecnologia que permite a máquinas caminharem com tanto cuidado quanto os humanos. O nome do robô é Valkyrie e, no vídeo abaixo, vemos um teste muito bem sucedido do projeto.

Valkyrie é capaz de andar sobre pedaços soltos de concreto sem cair, calculando muito bem cada passo. O processo ainda é um pouco demorado, mas bem executado.

Caminhando para o sucesso

O segredo está em sensores LIDAR (Light Detection And Ranging, que detectam a reflexão da luz para saber a distância de um objeto). Eles encontram regiões planas em que o pé do robô pode se acomodar e criam um caminho de acordo com o destino selecionado pelo operador da máquina.

A IHMC Robotics, que controla o cérebro da unidade, diz que robôs bípedes funcionais consistem no maior desafio atual da equipe. Eles devem ser muito usados no futuro para acessar locais remotos ou até para exploração espacial — ou na dominação das máquinas, se você acredita nesse cenário de apocalipse.

Por enquanto, Valkyrie ainda é devagar e precisa de muitos fios para caminhar. Porém, a evolução é notável: há alguns anos, o modelo só sabia ficar de pé usando apenas uma das pernas e andar em superfícies lisas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.