Quem tem o hábito de colecionar action figures sabe que bonecos de qualidade costumam custar bem caro, especialmente se vierem com algum tipo de recurso especial. Agora, a empresa Speecys parece disposta a redefinir os padrões de preço desse mercado com a sua Kosaka Cocona, uma robô de 45 centímetros de altura que é capaz de fazer coreografias completas de músicas J-Pop.

Cada uma das 34 juntas da boneca pode ter seus movimentos configurados, permitindo que ela seja programada para dançar ao som de canções específicas. Ela é movida por uma Raspberry Pi3 e pode ser conectada a computadores ou tablets para aprender movimentos novos de dança por meio do software MikuMikuDance. O preço da brincadeira? 980 mil ienes, o que equivale a R$ 26.779, desconsiderando impostos.

Esse não é o primeiro fruto estranho do amor entre a tecnologia e a cultura pop japonesa, pois já existe um mercado de produtos robóticos caros no Japão. Por lá, a assistente doméstica Gatebox – uma espécie de Amazon Echo na forma de garota fofinha – é vendida pelo equivalente a R$ 8 mil. A Speecys começou a receber pedidos para a Kosaka Cocona no começo de fevereiro.

Cupons de desconto TecMundo: