A Panasonic aproveitou sua presença na CES 2017 para apresentar um robô um tanto diferente do que estamos acostumados a ver. Com o nome “Desktop Companion Robot”, o dispositivo serve como uma mistura entre assistente pessoal e entidade virtual que está ali simplesmente para fazer companhia a você.

Ainda em forma de protótipo, o dispositivo tem um formato que lembra um ovo que, quando aberto, revela um pequeno projetor embutido. Ele foi desenvolvido de forma a realizar movimentos que lembram aqueles feitos por humanos — algo que a fabricante acredita servir de estímulo para que os usuários se sintam estimulados a interagir com ele.

Com autonomia de aproximadamente seis horas, o robô pode ser usado para assistir a vídeos ou acessar apresentações de slides, entre outras possibilidades. A Panasonic alimentou o companheiro robótico com um sistema de processamento de linguagem natural baseada em inteligência artificial, o que garante uma comunicação mais natural com seus interlocutores.

Através de sinais WiFi, o dispositivo pode acessar dados na nuvem e se comunicar com outros robôs semelhantes, ampliando suas possibilidades de uso. A empresa decidiu trazer a novidade para a CES como forma de obter feedbacks sobre seus recursos e suas funções e, possivelmente, trabalhar em novidades e melhorias para uma versão final — que, até o momento, não possui qualquer previsão de lançamento.

Cupons de desconto TecMundo: