Ainda vai demorar um pouco até que a ciência consiga criar um braço robótico completamente funcional e que seja capaz de simular perfeitamente o membro humano. Mas é preciso dizer que a evolução está acontecendo e permitindo que muitas pessoas tenham suas esperanças renovadas... E isso é mesmo maravilhoso.

Um excelente exemplo está em um novo braço controlado por ondas cerebrais e que está sendo desenvolvido pelo JHU Applied Physics Laboratory — com um aporte financeiro da DARPA, ambos dos Estados Unidos. Construído com fibras de carbono, ele não se parece com um braço real, mas consegue desempenhar funções humanas com grande destreza.

Para o Gizmodo, Johnny Matheny — o homem que está controlando o braço no vídeo acima — revelou que ele consegue fazer quase qualquer coisa com o novo braço. Em uma brincadeira, disse apenas que ainda não aprendeu a fazer o "V vulcânico" de Star Trek.

Gestos naturais

Um dos grandes trunfos do novo sistema financiado pela DARPA está nos movimentos naturais. Sendo controlada por ondas cerebrais, a prótese modular faz com que todas as juntas sejam movimentadas com fluidez, garantindo que as ações realizadas com o braço consigam ser bem fiéis.

Para a captação das ondas, foram instalados sensores no cérebro de Matheny por meio de uma intervenção cirúrgia. Os cientistas afirmam que isso deve ser melhorado no futuro para que as intenções do paciente sejam interpretadas com mais rapidez e garantam movimentos ainda mais humanizados. 

É claro que esse sistema "Modular Prosthetic Limb" ainda está em fase de experimentação e é bastante custoso. Mesmo assim, é preciso ficar atento ao desenvolvimento da tecnologia, pois há grandes chances de que ela seja usada em um futuro não tão distante para devolver movimentos a pessoas amputadas.

.......

Quanto tempo você acha que vai levar até que vejamos próteses completamente funcionais? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: