Redes sociais amplificam muito as ameaças de terror, diz diretor da CIA

1 min de leitura
Imagem de: Redes sociais amplificam muito as ameaças de terror, diz diretor da CIA
Imagem: Wikimedia Commons

Falando no Conselho de Relações de Exteriores, John Brennan, diretor da CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos, afirmou que as modernas tecnologias de compartilhamento de informação estão tornando o combate ao terror cada vez mais difícil.

"Novas tecnologias podem ajudar grupos como o Estado Islâmico a coordenar operações, atrair novos recrutas, disseminar propaganda e inspirar simpatizantes ao redor do globo para agir em seu nome", afirmou Brennan.

"A ameaça geral do terrorismo é amplificada pelo mundo interconectado de hoje, onde um incidente em um canto do globo pode instantaneamente acender a fagulha de uma reação milhares de milhas distante", continua. "Um extremista solitário pode aprender online a como proceder um ataque sem sequer sair de casa".

Casos recentes

O diretor da CIA comentou sobre os recentes ataques como o do jornal satírico Charlie Hebdo e de um café e uma escola paquistanesa na Dinamarca. "Eles confirmam uma tendência perturbadora que temos monitorado por algum tempo: a emergência das ameaças terroristas que são cada vez mais descentralizadas e difíceis de rastrear e impedir", opina.

Segundo ele, as agências norte-americana aumentaram seus esforços contra ameaças de origem cibernéticas, mas os terroristas também aumentaram seu uso de tecnologia. Várias estratégias estão sendo empregadas no momento, como monitorar as redes sociais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.