Às vezes o "suicídio virtual" parece ser a única solução. (Fonte da imagem: Reprodução/LifeHacker)

Então você faz uma rápida busca no Google e seu objeto de pesquisa é, justamente, o seu próprio nome. Entre os resultados exibidos, uma conta criada no auge dos seus agitados 13 anos é mostrada. Em um susto, logo um frio na barriga lhe arrepia os pelos da nuca: dezenas de currículos foram distribuídos, e seus eventuais empregadores vão com certeza acessar aquele perfil “ultrapassado”.

Todos nós já provamos o sabor desse tipo de desespero. Nessas horas, parece que única solução possível é o “suicídio virtual”, cometido por excelência via internet. Dar cabo de todas as redes sociais que levam o seu nome, que estampam as suas fotos, que denunciam toda a sua reprovação ao sistema capitalista de produção...

Que tal sumir da rede por uns tempos? (Fonte da imagem: Reprodução/Pixel.Nymag)

Pois saiba que, se o seu objetivo é desfocar a exibição de alguns de seus dados na rede, certas medidas simples poderão lhe ajudar a virar apenas um fantasma internet adentro. Confira estas dicas e minimize os riscos naturalmente provocados por uma superexposição em ambiente online.

Acabe com seus perfis em redes sociais

Parece radical demais colocar fim a todo o conteúdo publicado via uma ou outra rede social. Saiba, porém, que sites como Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e, sim, Orkut, são geralmente os primeiros a despontar quando o nome de alguém é digitado nos motores de busca mais populares da atualidade.

Não detalharemos o processo de exclusão de contas em cada uma das redes sociais existentes. Mas recomendaremos fortemente que você visite o site Just Delete Me – que, em resumo, pode ser definido como um aplicativo online capaz de direcioná-lo aos serviços de cancelamento de perfis nas principais redes sociais existentes.

(Fonte da imagem: Divulgação/Baixaki)

Dê um “Ctrl + F” na página de Just Delete Me, digite “Facebook” ou “Orkut” e clique, em seguida, sobre o nome do site ilustrado por um retângulo colorido a um dos quatro seguintes tons:

  • Abas verdes: o procedimento de cancelamento de conta pode ser executado facilmente, em uma única etapa;
  • Abas amarelas: mais de um estágio deverá ser completado para que a exclusão do seu perfil seja feita;
  • Abas vermelhas: para que a conta seja desativada, o proprietário deverá submeter certos dados à análise da rede social em xeque – pode ser necessário também entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da comunidade virtual em questão; e
  • Abas pretas: redes sociais ilustradas por guias pretas não contam com a opção de exclusão de perfis.

Como “ofuscar” buscadores?

Se você conseguir excluir suas redes sociais usando a página de redirecionamento aos serviços de cancelamento de perfil de Just Delete Me, ótimo. Mas e se um ou outro dado continuar sendo exibido? Por exemplo: você criou um anúncio gratuito em um site qualquer e, nele, seu endereço, cor de cabelo e número de calçado ficam à mostra.

Inibir a exibição de resultados por buscadores é tarefa complicada... (Fonte da imagem: Reprodução/Neowin)

Suas informações de login e senha se perderam. Então o que fazer? Há pelo menos duas formas de tentar limpar o seu nome em ambiente online:

1 - Contate o administrador da rede

Sim. Esta óbvia solução, em momentos de desespero, acaba não passando pela cabeça de grande parte de quem deseja cometer suicídio via internet. Portanto, acesse o site em que seu nome aparece e envie uma mensagem por email ao desenvolvedor do serviço online, solicitando a retirada de seus dados do tal portal. Links como “Suporte”, Ajuda” ou “Contato” geralmente trazem informações referentes a solução de problemas, permitindo em algumas das vezes que webmasters sejam contatados.

2 - Tente a sorte e apele para o Google, Yahoo, Bing...

Motores de pesquisa como Google, Bing e Yahoo são, na maioria das vezes, os responsáveis por revelar sua informações. É através destes sites que seus empregadores certamente chegarão ao “manifesto contra a venda de sorvetes de uva” criado durante os tempos áureos das suas agitações nas comunidades do Orkut.

Em quais redes você possui cadastro? (Fonte da imagem: Reprodução/S1.cdn)

Pois bem, eis a dica: tente entrar em contato com o suporte desses mecanismos de buscas. A seguir, alguns links úteis:

....

Existem mais algumas medidas que podem cobrir suas pegadas em ambiente online. Você pode, por exemplo, criar contas em redes sociais e citar apenas o seu nome – sem informação alguma referente à sua vida privada. Fundar um blog e inserir linhas e mais linhas de seu nome e, em outra sugestão, emprego atual, é outra forma de tentar desviar a atenção dos buscadores (é claro que o número de acesso a esses “perfis opacos” irão determinar o sucesso ou não dessa tentativa).

Existem serviços online que prometem deixar a sua reputação sem manchas na internet (é o caso de sites como Reputation.com e RemoveYourName). No Brasil, essas empresas não têm respaldo legal para funcionar, uma vez que, para que determinadas informações pessoais sejam limadas da rede, ordens judiciais precisam ser emitidas.

É importante dizer que cancelar cadastros em redes sociais não requer a contratação de advogado algum – não desejar mais a prestação desses serviços é um direito seu. O problema aqui é “existencial”: estamos mesmo preparados para deixar de curtir vídeos de bebês chupando limões? Assista ao vídeo postado acima deste parágrafo e reflita um pouco sobre o que realmente significa “estar conectado”. Estamos nos deparando com tempos da “inovação da solidão”?

Cupons de desconto TecMundo: