Instagram lança marketplace de criadores no Brasil; veja como funciona

1 min de leitura
Imagem de: Instagram lança marketplace de criadores no Brasil; veja como funciona
Imagem: Instagram/Divulgação

O Instagram confirmou na quarta-feira (21) o lançamento do marketplace de criadores de conteúdo no Brasil, que visa facilitar a aproximação entre influenciadores e marcas para novas oportunidades de parcerias. O recurso começou a ser testado em 2022 nos Estados Unidos e agora está sendo expandido para mais países.

Na plataforma, os produtores de conteúdo podem “criar um portfólio para destacar o que os torna únicos”, como explica a Meta. Quantidade de seguidores, nível de engajamento e a participação em trabalhos anteriores são algumas das informações que devem ser adicionadas, além da possibilidade de indicação de marcas e interesses relevantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Criadores poderão divulgar seu portfólio para as marcas na plataforma.Criadores poderão divulgar seu portfólio para as marcas na plataforma.Fonte:  Instagram/Divulgação 

Já as marcas têm a oportunidade de encontrar o influencer perfeito para suas campanhas. Elas podem fazer a pesquisa filtrando por atributos e público, visualizar a lista de pessoas que demonstraram interesse na parceria, verificando o portfólio de cada candidato, ou conferir as recomendações personalizadas com base em aprendizado de máquina.

De acordo com a big tech, os anúncios em parceria são a opção mais eficiente e transparente para a realização de colaborações por meio do marketplace de criadores do Instagram. Mas há outros formatos disponíveis na ferramenta, atendendo diferentes necessidades.

Quando estreia o marketplace de criadores do Instagram?

A novidade deve estar disponível nas “próximas semanas”, segundo o Instagram. Além do Brasil, o mercado de criadores chegará à Austrália, Canadá, Reino Unido, Japão, Nova Zelândia e Índia — marcas chinesas também serão convidadas a participar, se conectando a influenciadores de outros países.

Os criadores poderão acessar a novidade por meio do painel profissional no aplicativo da rede social, visualizando solicitações e conversas em uma seção chamada “Mensagens de parceria”. No caso das empresas, o gerenciamento do recurso estará disponível no Meta Business Suite.

Com a ampliação da função, o Instagram passa a oferecer para mais usuários e anunciantes uma ferramenta semelhante às encontradas em plataformas como TikTok e Kwai. O YouTube também disponibiliza o mesmo tipo de serviço, conectando criadores às marcas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.