Donald Trump pede que Facebook reative o seu perfil

1 min de leitura
Imagem de: Donald Trump pede que Facebook reative o seu perfil
Imagem: Wikimedia Commons

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump está se preparando para retornar às redes sociais após ter seus perfis banidos em resposta às postagens sobre a invasão do Capitólio, ocorrida em janeiro de 2021. Conforme revelou a NBC News nesta quarta-feira (18), ele enviou uma carta ao Facebook solicitando a reativação da sua conta.

No documento endereçado ao CEO da Meta, Mark Zuckerberg, a equipe do ex-mandatário norte-americano diz acreditar que o banimento do seu perfil na plataforma “distorceu e inibiu dramaticamente o discurso público”. Adiante, os autores afirmam que a continuação do bloqueio constitui o esforço de “silenciar a voz de Trump”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Também enviada ao vice-presidente de assuntos globais da Meta, Nick Clegg, e ao vice-presidente de políticas públicas do Facebook, Joel Kaplan, a carta cita ainda uma “interferência” eleitoral da big tech ao não rever sua decisão. Vale lembrar que Trump deve concorrer à presidência dos EUA nas eleições de 2024.

O uso do Facebook foi essencial para a vitória de Trump nas eleições de 2016.O uso do Facebook foi essencial para a vitória de Trump nas eleições de 2016.Fonte:  Unsplash 

Em outro trecho, o ex-presidente faz menção à liberdade de expressão e solicita uma reunião com os executivos para discutir sua “imediata reintegração” à rede social. De acordo com a publicação, que teve acesso a uma cópia da petição, o empresário não ameaçou processar a companhia, como algumas fontes ligadas a ele acreditavam.

Resposta em breve

A Meta não quis comentar sobre a solicitação de Trump para a reativação do seu perfil no Facebook. Mas em contato com a reportagem, um representante da gigante da empresa revelou que uma decisão a respeito do caso será anunciada nas próximas semanas.

Enquanto isso, pessoas próximas ao ex-presidente norte-americano acreditam que a plataforma acenará positivamente ao pedido dele. Caso contrário, o empresário pode usar sua influência política para pressionar a empresa na Câmara dos EUA, conforme as fontes comentaram.

Já no Twitter, onde também havia sido banido em 2021, pelo mesmo motivo, Trump teve sua expulsão revogada por Elon Musk logo após o bilionário comprar o microblog e criticar a administração anterior por este bloqueio. Apesar disso, ele não voltou a tweetar, pelo menos até este momento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.