Twitter encerra política contra desinformação sobre Covid-19

1 min de leitura
Imagem de: Twitter encerra política contra desinformação sobre Covid-19
Imagem: Freestocks/Unsplash

O Twitter encerrou as ações contra perfis e publicações que promovam desinformações sobre Covid-19. A mudança foi anunciada de forma discreta em uma nota na página sobre as políticas da rede social.

“A partir de 23 de novembro de 2022, o Twitter não está mais aplicando a política de informações enganosas de Covid-19”, descreve brevemente o anúncio na alteração na moderação dos conteúdos.

Informações falsas sobre Covid-19 eram um desafio dos moderadores do Twitter.Informações falsas sobre Covid-19 eram um desafio dos moderadores do Twitter.Fonte:  Claudio Schwarz/Unsplash 

Em 2020, o Twitter introduziu uma política que rotulava as publicações que contestavam a pandemia de Covid-19 e a eficácia das vacinas. Além disso, a rede social removeu tuítes com “conteúdo comprovadamente falso ou potencialmente enganoso”.

A plataforma também suspendeu permanentemente perfis que continuavam a espalhar desinformação sobre o coronavírus. Conforme a própria empresa, 11.230 contas foram suspensas e quase 100 mil conteúdos enganosos foram removidos desde janeiro de 2020.

Em outubro deste ano, o Twitter iniciou o programa de moderação aberto ao público Birdwatch – depois rebatizado como Community Notes. Então, uma avaliação do The Verge identificou que conteúdos com informações falsas sobre a Covid-19 são os maiores desafios dos moderadores.

Elon Musk deve conceder anistia a certas contas suspensas nesta semana.Elon Musk deve conceder anistia a certas contas suspensas nesta semana.Fonte:  Reuters/Reprodução 

Anistia para contas suspensas

Na semana passada, o CEO Elon Musk perguntou aos usuários do Twitter se deveria oferecer a “anistia geral” para contas suspensas que não “infringiram a lei”. Após a resposta positiva, o executivo revelou que os perfis seriam restabelecidos nesta semana.

Conforme The Plataformer, a ação pode trazer de volta cerca de 62 mil contas com mais de 10 mil seguidores. Bem como, isso inclui um perfil com mais de 5 milhões de seguidores e 75 contas com mais de 1 milhão de seguidores.

Não há detalhes se o CEO do Twitter concederá “anistia” para contas suspensas por promover desinformação. Entretanto, a movimentação pode abrir precedentes para retorno de algumas delas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.