Como trocar de servidor no Mastodon, o rival do Twitter

3 min de leitura
Imagem de: Como trocar de servidor no Mastodon, o rival do Twitter
Imagem: Mastodon/Divulgação

Criado em 2016, o Mastodon é uma plataforma de mídia social gratuita e de código aberto. No lugar de um servidor único que pertence a uma rede social/empresa, os usuários podem criar instâncias independentes.

Por ser um sistema “descentralizado”, as pessoas têm liberdade de mudar de servidores a qualquer momento. Seja por não concordar com as regras e a gestão dos administradores ou por encontrar outro espaço com pessoas com gostos em comum, você pode fazer a transição a qualquer momento, gratuitamente e levando informações do seu perfil.

Para quem está diante de uma dessas situações, o TecMundo criou um breve guia sobre como trocar facilmente de servidor. A seguir, descubra como fazer a “migração” dentro do Mastodon sem perder seguidores.

O que fazer antes de trocar de servidor?

Na área "Exportar dados" é possível baixar arquivos CSV com informações da conta.Na área "Exportar dados" é possível baixar arquivos CSV com informações da conta.Fonte:  Mastodon/Reprodução 

Antes de iniciar a mudança de servidor, é recomendado realizar um backup de dados. A pessoa pode fazer o download manualmente de arquivos CSV com a lista de seguidores, quem está seguindo, marcadores, usuários bloqueados e silenciados.

Para esse backup, siga os passos abaixo:

  • Na página do feed do servidor, acesse “Preferências”;
  • Clique na guia “Importar e Exportar”
  • Na página “Exportar dados”, clique nas opções de listas para baixar o arquivo CSV.

Os backups são importantes durante a mudança caso o antigo servidor falhe ou seja descontinuado. Com isso, a pessoa não perde todo o histórico no Mastodon.

Na mesma página é possível exportar um arquivo com todas as mídias e toots (posts) publicados pelo usuário naquele servidor. O arquivo exportado estará no formato ActivityPub e pode ser lido por softwares compatíveis.

Como mudar de servidor no Mastodon?

Na área "Perfil", o usuário encontra as opções para a migração de servidor.Na área "Perfil", o usuário encontra as opções para a migração de servidor.Fonte:  Mastodon/Reprodução 

Inicialmente, o processo de mudar de servidor é semelhante a criar uma conta no Mastodon. Primeiro, é preciso se registrar em um novo server com acesso direto – como o Universeodon, ohai.social e o Mas.to – ou aguardar a aprovação dos administradores.

Após o cadastro inicial, é necessário fazer os seguintes passos:

  • Acesse “Preferências” e, em seguida, clique na guia “Perfil”;
  • Encontre a opção “Migrando de outra conta” e clique em “criar um alias”;
  • Na página seguinte, digite o nome de usuário do ANTIGO server na caixa;

Para completar a mudança de servidor, é preciso retornar ao server antigo.Para completar a mudança de servidor, é preciso retornar ao server antigo.Fonte:  Mastodon/Reprodução 

  • Retorne ao ANTIGO servidor, acesse “Preferências” e entre na guia “Perfil”;
  • Encontre a opção “Mudar-se para outra conta” e clique em "configurar isso aqui”;
  • Coloque o nome@dominio da conta no NOVO servidor;
  • Então, clique em “Migrar Seguidores”.

Esse procedimento apenas realiza a migração dos seguidores para o perfil no novo servidor. Os toots e as mídias publicadas anteriormente permanecem no antigo server.

Importar a lista de pessoas que segue é um dos últimos passos da mudança de servidor.Importar a lista de pessoas que segue é um dos últimos passos da mudança de servidor.Fonte:  Mastodon/Reprodução 

Para completar a migração, trazendo as listas de pessoas que segue, de usuários bloqueados/silenciados e marcadores, é necessário realizar as seguintes ações:

  • No NOVO servidor, acesse “Preferência” e, depois, clique em “Importar e Exportar”;
  • Clique na guia “Importar” e selecione a categoria de dados que deseja importar;
  • Escolha o arquivo CSV com os dados da categoria;
  • Opte por “Juntar” os dados (mantendo os registros da conta) ou “Sobrescrever” (substituir os registros atuais);
  • Por fim, clique em “Enviar”.

Ao realizar a importação de todas as listas, o usuário concluiu a migração entre os servidores do Mastodon.

Como realizar o redirecionamento do servidor do Mastodon?

Para a migração "completa", é necessário configurar o redirecionamento da conta.Para a migração "completa", é necessário configurar o redirecionamento da conta.Fonte:  Mastodon/Reprodução 

Após a mudança de servidor, a conta antiga deixará de ser exibida em pesquisas. Para quem deseja fazer uma migração “completa”, há uma opção de redirecionamento do perfil do usuário ao vincular as contas antigas à nova.

Basicamente, qualquer pessoa que pesquisar pelo antigo perfil será direcionado para o novo. Para ativar esse recurso, basta seguir o guia abaixo:

  • Entre no ANTIGO servidor;
  • Acesse “Preferências” e, em seguida, clique em “Perfil”;
  • Busque a opção “Mudar-se para outra conta” e clique em "configurar isso aqui”;
  • Na próxima página, clique em “apenas colocar um redirecionamento no seu perfil”;
  • Informe a conta do NOVO servidor e clique em “Definir Redirecionamento”.

Com isso, o usuário fez todos os procedimentos para a mudança de servidores no Mastodon. Bem como, todas as pessoas vão poder encontrá-lo nas buscas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.