Facebook e Instagram facilitam exclusão de posts que violam IPs

1 min de leitura
Imagem de: Facebook e Instagram facilitam exclusão de posts que violam IPs
Imagem: Getty Images

Não é difícil ver contas pequenas e médias sendo derrubadas no Facebook e no Instagram por acusações de violação de patentes e propriedade intelectual (IPs), seja justificado ou não. A Meta anunciou nesta semana ferramentas para tornar isso ainda mais fácil.

A decisão que mais vai agilizar o processo é a de remover conteúdos acusados imediatamente, antes de revisar o report, em alguns casos. Segundo a dona do Facebook e Instagram, "marcas com um histórico comprovado de pedidos corretos" serão elegíveis para essa derrubada imediata de posts.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Página de busca especialmente voltada para controle de IPs.Página de busca especialmente voltada para controle de IPs.Fonte:  Facebook 

A Meta diz ainda que serão feitas auditorias "regularmente" dessas derrubadas automáticas, "para evitar o mau uso do recurso". A companhia afirma que outros fatores podem ser considerados para determinar a elegibilidade de uma empresa, mas não disse quais.

A exclusão instantânea chega com sugestões que o próprio Facebook e Instagram vão fazer para as empresas reportarem conteúdos. De maneira semelhante ao YouTube, as plataformas vão recomendar anúncios, vendas e páginas das redes sociais para as marcas poderem revisar se estão violando suas IPs. Um novo mecanismo de busca por imagens também vai ajudar nesse processo.

Busca por imagens para ajudar a encontrar mais posts para derrubar.Busca por imagens para ajudar a encontrar mais posts para derrubar.Fonte:  Facebook 

As grandes marcas presentes no Facebook e Instagram já não têm muitas dificuldades em derrubarem posts e contas por infringirem IPs, mesmo quando não é justificado. O The Verge fez extensiva reportagem sobre brechós online, por exemplo, sendo incorretamente derrubados por venderem legalmente roupas usadas de determinadas marcas.

Enquanto recuperar um post ou conta tirados do ar incorretamente é bastante difícil, derrubá-los acaba de ficar bem mais fácil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.