TikTok baniu 33,6 milhões de contas falsas entre abril e junho

1 min de leitura
Imagem de: TikTok baniu 33,6 milhões de contas falsas entre abril e junho
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

No segundo trimestre de 2022, o TikTok cerca de 33,6 milhões de contas falsas na plataforma. A quantidade representa um aumento de 61%, em relação às 20,8 milhões de contas banidas de janeiro a março deste ano. Os dados foram divulgados pela ByteDance no relatório de aplicações de diretrizes da comunidade, nesta quarta-feira (28).

Observando o mesmo período do ano passado, o crescimento na quantidade de contas removidas representa um aumento de 2.000% em apenas 12 meses. O que define uma conta falsa varia. Normalmente, são perfis que se passam por políticos, marcas ou celebridades. Há ainda aqueles com intenções golpistas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contas de spam e remoção de vídeos

Apesar do aumento no número de fakes banidos, o TikTok reduziu o bloqueio da criação de contas spam, saindo de 202 milhões no primeiro trimestre para 75 milhões no período seguinte. A plataforma informou que permitiu a criação, mas baniu os perfis quando foram ativados.

O relatório também apontou um aumento na remoção proativa de vídeos. Ou seja, quando o conteúdo é retirado antes de ser denunciado. Nos primeiros três meses de 2022, o percentual era de 83,6%. De abril a junho, o número subiu para 89,1%. Vídeos deletados em menos de 24 horas após a denúncia saltaram de 71,9% para 83,9%.

O TikTok tem cerca de 1 bilhão de usuários ativos. A mesma quantidade de pessoas vivendo no continente norte-americano ou 12% da população mundial, estimada em 7,8 bilhões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.