Grupos do Facebook vão ganhar canais e nova barra lateral

1 min de leitura
Imagem de: Grupos do Facebook vão ganhar canais e nova barra lateral
Imagem: Facebook/Divulgação

Os grupos do Facebook terão algumas novidades, incluindo uma ferramenta que permitirá a criação de canais para abrigar discussões sobre temas específicos, de acordo com o comunicado divulgado pela Meta na terça-feira (28). As novidades trazem fortes inspirações em plataformas como Discord e também incluem uma barra lateral de acesso rápido.

Funcionando como subgrupos, os canais nos grupos do Facebook poderão ser criados pelos administradores para conectar os participantes em “ambientes menores e mais informais”. Serão três formatos disponíveis, como os canais de bate-papo da comunidade, para o envio de mensagens de texto e discussões em tempo real.

Já nos canais de áudio da comunidade, a ideia é a mesma do chat anterior, mas com o envio de mensagens de voz. A terceira opção é a dos canais de feed da comunidade, desenvolvida para que os membros se conectem em torno de interesses mais específicos dentro de um determinado tema.

Novos canais de áudio nos grupos do Facebook.Novos canais de áudio nos grupos do Facebook.Fonte:  Facebook/Divulgação 

Os administradores poderão gerenciar os canais nos grupos do Facebook, liberando recursos e decidindo sobre quem pode participar (todos os membros da comunidade, apenas convidados etc). A ferramenta deve estar disponível nos próximos meses para o público em geral.

Nova barra lateral

Pensando em formas diferentes de organização dos grupos, a Meta também anunciou uma barra lateral renovada, que permite encontrar as comunidades de forma rápida. Nela, serão listados todos os grupos dos quais você participa e as atividades mais recentes ocorridas dentro deles, como conversas e postagens não visualizadas.

Nova organização dos grupos.Nova organização dos grupos.Fonte:  Facebook/Divulgação 

O usuário poderá ainda fixar suas comunidades favoritas no topo da lista, descobrir novos grupos e criar os seus próprios, aproveitando os botões na parte inferior da barra. Além disso, os grupos vão ganhar um novo menu com eventos, lojas e canais, melhorando a conexão com pessoas que tenham os mesmos interesses.

Essas novidades estão em teste com um pequeno grupo de usuários, antes de serem liberadas para todos na rede social.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.