Instagram recebe atualização visual e lança nova fonte para Reels

1 min de leitura
Imagem de: Instagram recebe atualização visual e lança nova fonte para Reels
Imagem: Instagram

O Instagram lançou nesta segunda-feira (23) uma atualização estética de seu marca. O manual apresenta um novo gradiente dinâmico, uma nova fonte e a linha do tempo em tela cheia, como a do TikTok.  Dentre as novidades, o grande destaque vai para a nova fonte original da plataforma, Instagram Sans.

Segundo o comunicado da empresa, o projeto para a Instagram Sans tinha como principal objetivo torná-la globalmente acessível: “Fizemos uma parceria com especialistas em idiomas de todo o mundo para adaptar o tipo de letra a scripts globais, incluindo árabe, tailandês e japonês”.

A fonte foi inspirada pela combinação de quadrados e círculos do logotipo do aplicativo, ou como o Instagram chama, “squircle”. A Instagram Sans ainda utiliza elementos da sua primeira marca (2010) combinados com a atualização mais contemporânea de 2013.

A nova fonte global pode ser adaptada para diferentes idiomas e tipos de escrita (Fonte: Instagram/Reprodução)A nova fonte global pode ser adaptada para diferentes idiomas e tipos de escrita (Fonte: Instagram/Reprodução)Fonte:  Instagram 

Dessa maneira, Instagram Sans possui três variações principais: a Instagram Sans, uma fonte sem serifa e simples; a Instagram Sans Condensed, já utilizada nos stories para localização; e a Instagram Sans Headline, que possui uma personalidade para quase todas as letras, com curvas e voltas criativas.

(Fonte: Instagram/Reprodução)(Fonte: Instagram/Reprodução)Fonte:  Instagram 

A nova fonte estará disponível para ser usada nos Stories e no Reels. A outra novidade é o feed em tela cheia similar ao do TikTok que, após alguns meses de testes, já é uma realidade e deverá chegar em breve para todos os usuários da plataforma.

Reações negativas

A rede social tem passado por algumas mudanças de design e despertado reações não tão positivas do público, como foi o caso do dos stories “escondidos”. Diversos criadores de conteúdo do Instagram que utilizam o recurso para publicidades ficaram insatisfeitos e preocupados que seus trabalhos não fossem entregues para a audiência.

Leia mais: Instagram testa 'esconder' Stories de quem posta em excesso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.